21 de Setembro: Dia da Árvore é comemorado com plantio no Lago Municipal

Foto: Divulgação

O vice-prefeito Renato Silva, e o diretor de Departamento de Conservação Ambiental e Bem Estar Animal, Ailton Martins Lima, que representa o Secretário Municipal do Meio Ambiente, Nei Hamilton Haveroth, conduziram as atividades dedicadas ao Dia da Árvore, nesta terça-feira (21). O evento contou com a presença da chefe Regional do Instituto Água e Terra (IAT), Marlise da Cruz, Entidades de Classe, Secretários Municipal, e os protagonistas das ações: a Coordenação da Divisão de Educação Ambiental, Indialara Ticiana Rossa,  e a coordenadora do Setor de Arborização, a Engenheira Florestal, Karen Marca.

Desde o dia 10 deste mês, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente vem realizando atividades em prol ao mês da Árvore, quando recebeu do Governo do Estado cerca de cinco mil mudas das mais variadas espécies, e que foram distribuídas e plantadas em escolas municipais e Estaduais, cmeis, entidades de classe e a população de um modo geral. Nesta terça-feira (21), mudas de Ipês foram plantadas às margens do Lago Municipal, espécie símbolo de Cascavel.

“O cuidado com árvore inicia no cultivo, passando pelo plantio e durante todo o seu desenvolvimento. Por isso, a importância de olhar todos os dias para as nossas árvores e cuidá-las; na oportunidade, parabenizar a Indialara, a Karen e os nossos estagiários da Secretaria Municipal do Meio Ambiente pela dedicação e trabalho, não só de entregar as mudas a serem plantadas, mas também ensiná-los, através da educação ambiental, a forma de cuidá-las sempre”, enalteceu o Diretor de Conservação Ambiental e Bem Estar Animal, Ailton Martins Lima.

“Queremos nesse dia mais uma vez nos desculpar com a natureza de quanto a ferimos, através do desmatamento. Porém, este é um dia dedicado as Árvores, e precisamos fazer uma logística reversa, ou seja, àqueles de desmataram no passado, hoje, nós, repondo todos os dias e assim a natureza vai nos agradecer”, destacou o Vice-Prefeito, Renato Silva.

“As árvores têm um papel fundamental , na redução da velocidade dos ventos, abastecem os lençóis freáticos, oferecem-nos uma cortina de proteção para toda a cidade. O plantio de hoje fará a diferença daqui a 20 e 30 anos diante da situação atual, de escassez de água pelo País, por falta da proteção dos seus leitos”, enfatizou a Chefe Regional do IAT, Marlise da Cruz.

(Fonte: SECOM)

Relacionadas

Leave a Comment