CASCAVEL

Abril Verde realiza ações sobre uso correto dos EPIs

Equipamentos de Proteção Individual são fundamentais para a segurança dos trabalhadores das mais diversas áreas

O movimento  “Abril Verde”, de conscientização  aos trabalhadores e gestores quanto a necessidade de uso dos EPIs ( Equipamentos Individuais de Proteção) promove uma série de ações durante o mês. Neste período, o Paço Municipal estará com uma iluminação especial e todos os carros da frota estão adesivados com o slogan da campanha.

A ideia é levar para todas as secretarias as orientações necessárias quanto ao uso correto dos equipamentos de segurança. “Neste primeiro momento estamos  intensificando as orientações aos profissionais da área da saúde, tanto enfermeiros, quanto os técnicos, agentes de apoio e médicos. Embora todos usem corretamente seus EPIs, é importante realizarmos esta conversa com todos”, disse o engenheiro de segurança do trabalho da Prefeitura de Cascavel, Osmar Rodrigo Rodrigues da Silva.

Ele destacou ainda que todos os trabalhadores devem ser conscientes sobre o uso dos EPIs. “Somente com eles terão proteção adequada dos riscos no ambiente de trabalho. A ideia principal é conscientizar, sem a cobrança de fato, mas que todos tenham consciência da necessidade de se usar  os  EPIs da melhor forma possível”, destaca.

Para Daniela Patrícia Tres, enfermeira do Núcleo de Controle de Infecção da UPA Brasília, que trabalha na linha de frente de combate a Covid -19, os EPIs protegem os trabalhadores não apenas do coronavirus, mas de  todas as doenças e vírus que são tratados na unidade de saúde. “A gente nunca sabe qual a doença que o paciente tem. Então ao usarmos os EPIs, estamos  nos resguardando. Por isso usamos a roupa privativa, o avental, as luvas, a máscara N95, os óculos e o face shield. “Independente da pandemia, os EPIs  são fundamentais no dia a dia dos trabalhadores. A gente nunca sabe o que o paciente tem. Depois de algum tempo internado descobrimos que ele tem uma doença  transmissível e se a gente não tem estes cuidados preventivos, a gente acaba contraindo as doenças”,explica.

Campanhas de orientação

A Divisão de Medicina e Segurança no Trabalho estará durante este mês divulgando vídeos sobre as mais diferentes atividades realizadas pelos servidores de diversas secretarias e os equipamentos usados pelos trabalhadores. “Começamos com os servidores da Saúde, vamos mostrar os EPIs dos agentes de endemias, dos professores que atuam nos Cmeis e na Secretaria de Obras Públicas. Mas, os equipamentos são disponibilizados para todos os servidores que desempenham funções que ofereçam algum tipo de risco  à saúde  e bem estar do trabalhador, pois estas ações fazem parte da política de valorização dos servidores”, explicou o engenheiro de segurança do trabalho.

Foto e Texto: Secom Cascavel

 

Deixe um comentário