ACSKT anuncia primeira seleção de skate de Cascavel

Não é apenas uma seleção de skatistas. É a primeira!

Divulgação

Oito é um número cheio de significados, associado ao infinito, a renovação. Oito também é o número de atletas que compõe a primeira seleção de skate de Cascavel. Um grupo que prova o quanto o esporte evoluiu, se renovou e está muito longe de acabar.

E é com esse clima de conquista que a equipe que representará Cascavel nos principais campeonatos disputados no país tem treinando parte física e psicológica a fim de trazer medalhas e transformar o município em uma referência na cultura do skate.

O trabalho desenvolvido pela Associação de Skate de Cascavel – ACSKT é fundamental para que hoje a seleção possa estar formada e pronta para competir. Além dos processos burocráticos comuns às entidades do terceiro setor, a ACSKT trabalha para oportunizar a prática do skate através de atividades sociais, realização de eventos abertos ao público e a atividade da escolinha.

Para o presidente da ACSKT, Diego Nazari, a formalização da seleção prova que o skate tem adesão dos jovens e o respeito do poder público. “Vivemos um momento ímpar para o skate. Estamos vendo todas as nuances do estilo de vida que virou esporte e, agora, passa por um importante processo de ‘discriminalização’, entendimento e respeito”, argumenta Nazari.

O primeiro compromisso do grupo cascavelense já está na agenda: os Jogos da Natureza. A competição será realizada em Paranaguá, nos dias 30 e 31 deste mês. Em novembro os atletas estarão competindo em casa, na etapa única do Campeonato Paranaense de street skate amador que será realizado na pista Donato Ramos, no complexo esportivo Ciro Nardi, em Cascavel.
A equipe também representará o município nos Jogos da Juventude e Campeonato Brasileiro.

Atletas

Cauê Fioravante Reis, 13 anos
Vitória Pereira Alexandre, 14 anos
João Ricardo Zanini Sonsim de Oliveira,14 anos
Laís Morinigo Zaro, 15 anos
Paola Silveira, 19 anos
Álvaro Alex Sandro Pereira Pinheiro, 22 anos
Bárbara Dissenha, 26 anos
Itacir Luiz Miola junior, 33 anos

Grandes realizações

A ACSKT realizará nos dias 13 e 14 de Novembro a etapa única do Campeonato Paranaense de Street Skate Amador. O evento que oportunizará aos três primeiros colocados de cada categoria vagas no *Campeonato Brasileiro, também marcará a homologação da Associação de Skate de Cascavel junto a Confederação Brasileira de Skate – CBSKT. O Campeonato Paranaense é realizado pela ACSKT e Loterias da Caixa. Homologado pela CBSK e FSP.
*O Campeonato Brasileiro será realizado em Salvador, Bahia, nos dias 12 e 13 de Dezembro.

Apoio do Poder Público

A atuação séria e comprometida da associação foi capaz de mostrar à Secretaria de Esporte e Cultura da Prefeitura de Cascavel, conduzida pelo secretário Ricardo Bulgarelli, que o skate pode, como esporte, ser ferramenta de revolução na rotina de crianças e jovens, afastando da delinquência. A iniciativa exitosa da ACSKT a qualificou para o chamamento público e receber o investimento de R$ 40 mil para custear equipamentos, assistência médica e bolsa atleta dos oito integrantes da seleção por dezesseis meses.

Organização

Uma das primeiras ações da diretoria da ACSKT foi contratar uma assessoria especializada no terceiro setor. Todos os projetos tem a orientação da BWA Consultoria e Contabilidade. O projeto tem o acompanhamento de um profissional de educador físico, Cyro Hollanda. Os treinos de fortalecimento muscular são realizados na Academia Infinitty. Já os treinos práticos, realizados nas pistas de skate, tem o acompanhamento do atleta profissional, Neverton Casella.

(Assessoria)

Relacionadas

Leave a Comment