Alunos do 1º ao 5º ano participam da 1ª Avaliação Diagnóstica de 2022

Ação tem o objetivo de traçar um panorama da aprendizagem das turmas para o planejamento de ações pedagógicas

Divulgação-Secom

A Secretaria Municipal de Educação está realizando, durante as duas primeiras semanas de maio, avaliação diagnóstica com os alunos de 1º a 5º ano das escolas municipais de Cascavel.

A ação, segundo a diretora do Departamento Pedagógico da Semed, Rosane Brandalise Corrêa, deverá apontar como está a aprendizagem nas turmas do Ensino Fundamental Anos Iniciais e nortear o planejamento de ações pedagógicas para promoção e melhoria dos processos de ensino e aprendizagem dos alunos.

“Nós estamos fazendo as avaliações diagnósticas realmente para diagnosticar a aprendizagem e também as defasagens dos alunos da Rede Municipal de Ensino de Cascavel, para que nós possamos reorganizar a formação continuada dos nossos profissionais da Educação e fazer um planejamento de ações de recuperação e ações que visem o desenvolvimento do aluno junto às equipes pedagógicas das escolas”, apontou a diretora Rosane.

Os alunos serão avaliados três vezes no ano, a cada trimestre, ou seja, em maio, agosto e novembro. Os alunos de 1º e 2º ano realizam a avaliação impressa e os alunos de 3º a 5º ano realizam avaliação online, nos laboratórios de informática das escolas, totalizando cerca de 18.300 alunos avaliados.

O processo de avaliação diagnóstica é um trabalho de muitas mãos e envolve diversos setores do Departamento Pedagógico da Secretaria de Educação. A avaliação é elaborada pela equipe de Formação Continuada do Departamento Pedagógico da Semed, considerando os conteúdos do trimestre previstos no Currículo da Rede Pública Municipal de Cascavel.

Os dados gerados a partir da avaliação dos alunos serão organizados e processados, utilizando algoritmos desenvolvidos pela equipe de Informática e Robótica, já a equipe do Ensino Fundamental fará as devolutivas e encaminhamentos com cada unidade escolar.

A organização para a aplicação da avaliação nas escolas teve início no dia 25 de abril, com reunião com a coordenação pedagógica das unidades escolares, e no dia 29 de abril, com os instrutores de informática, que acompanharam os alunos durante a aplicação das avaliações online. Cada escola organizou seu cronograma para que os alunos possam realizar as avaliações e a aplicação começou na segunda-feira (2).

(Secom)

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