Amop terá estrutura de abrigo a mulheres vítimas de violência
O encontro foi comandado pelo prefeito de Cascavel e presidente da Amop, Leonaldo Paranhos.
Reunidos na manhã de ontem (23), em Cascavel, prefeitos e prefeitas da região Oeste participaram da 9ª AGO (Assembleia Geral Ordinária) da Amop de 2021, com ampla pauta de assuntos. O encontro foi comandado pelo prefeito de Cascavel e presidente da Amop, Leonaldo Paranhos.
Entre os temas levados à plenária, um deles, de autoria do prefeito de Toledo e segundo vice-presidente da Amop, Beto Lunitti, foi a criação de uma estrutura regional, no formato de consórcio, de acolhimento de mulheres vítimas de violência física e psicológica.
“É um processo ainda em início de discussão, que atende uma demanda da Adamop (Associação das Primeiras-Damas do Oeste do Paraná), encabeçada pela presidente Fabíola Paranhos”, disse Lunitti.
Recentemente, em Toledo, um caso contundente, que virou notícia nacional, evidenciou o caso de uma mulher vítima de cárcere privado. “Precisamos de uma casa de acolhimento regional, modelo em políticas de assistência social, especialmente preparada para atender esse público-alvo. Somos uma região altamente produtiva e desenvolvida, com boa infraestrutura, porém precisamos de conceitos ainda mais humanistas”, disse Lunitti.
Agora, o quadro técnico de engenheiros e arquitetos da Amop fará um estudo de viabilidade econômica, para consolidar a criação dessa futura estrutura e verificar junto aos municípios associados, aqueles que estão interessados em participar do consórcio.
Outros temas estiveram em pauta: explanação virtual do secretário executivo do consórcio Conectar, de aquisição de vacinas e insumos contra a covid-19, Marcelo Cabral; explanação do diretor geral do Instituto Opinião Pesquisas, Arilton Frares, sobre diagnóstico econômico e social da região Oeste; e explanação do coordenador da Representação de Governo da Superintendência Regional da Caixa Econômica Federal em Cascavel, Carlos André Correia Cardoso, sobre o Finisa (Financiamento para Infraestrutura), bem como alterações nas regras relacionadas a repasses da União.
“Foi uma reunião com discussão de temas importantes e de aprimoramento de políticas públicas. Mostrou que o Oeste é uma região diferenciada das demais, com todo respeito a outras regiões, da qual teremos a oportunidade de apresentar a investidores internacionais, em breve, para atração de investimentos para a região, na Feira Internacional de Dubai”, destacou o presidente da Amop.
A reunião contou com a presença de cerca de 35 prefeitos e vices, entre eles o primeiro-vice presidente da Amop, Élio Marciniak (prefeito de Santa Tereza do Oeste) e o prefeito de Jesuítas e presidente da AMP (Associação dos Municípios do Paraná), Junior Weiller.
(Fonte: Assessoria/AMOP)