CASCAVELDESTAQUE

ASA realiza reunião para discutir 3º Seminário Sobre Abuso Sexual

Uma reunião nesta segunda-feira (11) entre voluntários do Projeto ASA (Abusados Sexualmente Anônimos) discutiu a realização do 3º Seminário Sobre Abuso Sexual, que acontecerá nos dias 15 e 16 de maio em Cascavel.

De acordo com o psicólogo Antonio Barbosa, fundador do projeto, neste ano o seminário será em duas etapas. Uma delas será interna e irá explanar sobre as consequências emocionais decorrentes de um abuso ou violência sexual.

De acordo com o psicólogo, que também é pastor evangélico, em aproximadamente 90% dos casos o abusador é alguém próximo ou integrante da família da pessoa abusada.

Nesta primeira etapa do seminário, as ministrações serão feitas por psicólogos voluntários do próprio ASA. Também haverá uma palestra com a nutricionista Rosinéia, integrante do projeto, que abordará a relação alimentar. Bulimia e anorexia, por exemplo, são doenças que vítimas de abusos podem desenvolver. A compulsão alimentar é uma fuga  para algumas  vítimas.

A advogada Carla Baptista, que também é voluntária do projeto, irá explanar sobre como uma vítima pode procurar seus direitos e se defender juridicamente dos casos de abusos.  Haverá ainda e um palestrante que ainda será definido.  “Estamos para confirmar ainda, mas que será  uma pessoa nacionalmente conhecida, como foi a Joanna Maranhão  ano passado”, explica o psicólogo/pastor.

Desde a fundação em agosto de 2016, o projeto ASA já atendeu e acompanhou mais de 30 vítimas de abusos sexuais. “Parece pouco, mas partindo do principio que pessoas vítimas de abuso sexual tem muita dificuldade de procurar ajuda, seja por medo de exposição,  vergonha, ou culpa é  um número bem expressivo”, observa Barbosa.

Deixe um comentário