CASCAVEL

Biblioteca Pública Municipal lança o projeto Férias Com Leitura 2021

Evento, que sempre ocorreu de forma presencial na Biblioteca, tem sua primeira temporada totalmente transmitida de forma on-line

A Biblioteca Pública Municipal Sandálio dos Santos lança, na próxima segunda-feira (19), o projeto “Férias com Leitura”. Promovido pela Secretaria de Cultura e Esportes, por meio da Biblioteca, o projeto que tem o objetivo incentivar as crianças a leitura por intermédio de atividades recreativas, será totalmente on-line e transmitido todos os dias as 15 horas pelo YouTube ,no canal da Cia do Rabisco durante toda a semana e será encerrado na sexta-feira (23).

A Cia do Rabisco possui um vasto acervo na plataforma de vídeos e todas as quintas-feiras lança uma nova história e fábulas para incentivar a leitura em todas as idades.

Projeto Férias com Leitura

Normalmente, o projeto Férias com Leitura acontece de forma presencial, quando os profissionais envolvidos apresentam a literatura por meio do teatro para cativar a atenção da criança e incentivá-la à leitura, mas devido à pandemia do novo coronavírus foi necessário mudar a abordagem e levar as apresentações para o formato digital.

A Cia do Rabisco irá apresentar no encerramento, dia 23, um musical original chamado “A devoradora de livros”, que conta a história de Rati, uma rata que adorava roer livros. Ela conhece uma ratinha muito inteligente que gostava muito de ler, chamada Ratessa. A história coloca o espectador na dúvida, pois faz questionar se elas irão realmente superar as diferenças e se tornarem amigas ou se permanecerão inimigas.

Cronograma de lançamento:

19/07 Segunda-feira – Teatralização da História “O Barbeiro e o Coronel” Vocês conhecem o livro “O Barbeiro e o coronel” da autora Ana Maria Machado? Pois então venham conferir o vídeo que a Cia do Rabisco preparou inspirado no livro.

Nessa história, há um coronel muito mandão. Um dia, ele fez o seguinte desafio ao único barbeiro da cidade: ele queria saber quantos fios de cabelo ele tinha na cabeça, será que o barbeiro conseguiu contar os fios de cabelo do coronel?

20/07 Terça-feira – A performance da Ciranda da bailarina é inspirada na música de Chico Buarque e Edu lobo “Ciranda da Bailarina” com adaptação especial da Cia do rabisco, conheça a história de uma bailarina que conhece o personagem Trapo, uma figura curiosa que se encanta com as habilidades da bailarina. E no decorrer da história se tornam grandes amigos.

21/07 Quarta-feira – Teatralização da História “A Princesa que não queria Aprender a Ler“. Conheça a história de Rosa, uma linda princesa que adorava cantar pelos jardins do palácio. Embora fosse muito meiga e inteligente, Rosa se recusava a aprender a ler. Quer saber o que vai acontecer com ela? Então confira a adaptação da Cia do Rabisco do livro da escritora Heloisa Pietro.

22/07 Quinta-feira Contação de História: Marilu vivia num mundo todo cinza, chato e com um humor daqueles!! Foi então que ela conheceu os Pimpolhos, e depois de muito chilique, tremelique e peripaque, Marilu aprendeu que o mundo todo é colorido, só depende do jeito que a gente olha. E você? Consegue ver todas as cores do mundo?

Todos os vídeos do evento ficarão salvos na plataforma de vídeo após o lançamento, para que todas as crianças e leitores possam ter a oportunidade de assistir e se divertir.

Foto e Texto: Secom Cascavel

Deixe um comentário