Caminho Verde: Professores de Educação Infantil passam por formação no Zoológico

Ação é uma parceria entre a Semed e a Secretaria do Meio Ambiente; Preparação para a aula de Campo com os alunos do Infantil IV dos Cmeis

Secom

A criança aprende mais quando lhe é apresentado o conteúdo de forma que desperte interesses e motivos para interagir com os elementos da cultura”. Com estas palavras, a Coordenadora Pedagógica Municipal da Divisão de Educação Infantil da Semed, Monica Zelinski Beal, explica a importância do Projeto Caminho Verde, que visando despertar interesses e motivos para aprender, por meio de uma experiência de estudo de campo para aluno do Infantil IV da Rede Pública Municipal de Ensino de Cascavel.

Monica explica que “para a efetivação desse projeto, ocorreu a Formação para professores regentes e coordenadores pedagógicos, sendo um momento muito importante de reflexão da teoria explorada em sala de aula, aliado ao trabalho prático que ocorrerá no espaço do Zoológico Danilo Galafassi”.

A formação aconteceu justamente no zoológico municipal, a partir de uma parceria da Secretaria Municipal de Educação de Cascavel com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, e contou com as orientações pedagógicas da Coordenadora Pedagógica Municipal Monica Zelinski Beal, assim como do gerente da Divisão de Vida Silvestre e Bem Estar Animal Rodrigo Neca Ribeiro e da bióloga Vanilce Pereira de Oliveira, em relação ao trabalho desenvolvido no Zoológico.

Esse momento proporcionou vivências e experiências aos profissionais da educação que enriquecerão o trabalho desenvolvido em sala de aula e qualificará o estudo de campo que será realizado pelos alunos. A Coordenadora pedagógica do Cmei Criança Feliz, Camila Aparecida Aquino, explicou que a formação foi bastante esclarecedora para ela e para os professores da unidade que estiveram presentes. “As professoras de educação infantil que participaram relatam que para a prática pedagógica na formação foi de grande valia e que por meio dela puderam acompanhar o processo que ocorre no interior do Zoológico, compreendendo a organização e possibilitando novas abordagens de trabalho com os alunos”.

A Coordenadora Pedagógica do Cmei Professora Felisbina Bittencourt, Adriane Dias de Souza Ribeiro, também participou e ficou bastante contente com tudo o que aprendeu na formação. “Nos permitiu olhar com outros olhos o zoológico de nossa cidade. Pudemos conhecer sobre a diversidade, alimentação, a história do parque e muito mais. Percebemos a importância dos cuidados específicos aos animais e principalmente a valorizar e perceber a fauna no nosso estado”, avaliou.

Para a bióloga Vanilce Pereira de Oliveira, Coordenadora do Programa de Educação Ambiental do Zoológico Municipal de Cascavel, os momentos com os professores se resumiu em uma experiência extremamente rica, com cada etapa da formação sendo preparado com bastante carinho por parta da equipe do zoológico. “Esta formação aqui no nosso espaço e no local em que as aulas de campo ocorrerão, que é o zoológico de Cascavel, possibilitou aos professores terem uma acesso maior às informações mais relevantes para o desenvolvimento das aulas de campo, permitindo que eles pudessem tirar suas dúvidas diretamente com a equipe técnica do zoo, além de conhecerem melhor todos os espaços que contribuem para a manutenção e a conservação de todas as espécies que são mantidas aqui”.

Vanilce explicou que a formação ocorreu em dois momentos distintos, um momento mais teórico, em que todos foram recebidos no auditório e que tiveram a oportunidade de ter mais informações sobre o Projeto Caminho Verde e também sobre o espaço em que as aulas de campo ocorrerão, e um momento prático, onde foi permitido que os professores tivessem uma vivência da rotina de trabalho dentro do ambiente e assim entendessem como ocorre o manejo das diferentes espécies no zoo.

“Com isso nós esperamos realmente que o projeto possa permitir às crianças uma vivência maior nessa área, um contato maior com a fauna, especialmente a da nossa região, e que também o zoológico possa ser utilizado como instrumento pedagógico para a Educação ambiental não formal, que é aquela que ocorre fora do ambiente escolar”, explicou a bióloga, lembrando que o Zoológico de Cascavel é um espaço em que é possível despertar a sensibilidade dos indivíduos para o desenvolvimento de ações ambientais mais positivas.

Sobre o projeto:

O Projeto Caminho Verde tem o objetivo de garantir aos alunos da Rede Pública Municipal de Ensino de Cascavel, matriculados nas turmas de Infantil IV, vivências e experiências relacionados as ciências naturais, contribuindo com o trabalho docente no processo de ensino e aprendizado, quanto aos conhecimentos científicos historicamente acumulados.

O Projeto Caminho Verde é constituído a partir dos conteúdos do Currículo para Rede Pública Municipal de Ensino de Cascavel, portanto está articulado com o trabalho pedagógico desenvolvido em sala de aula.

O Projeto inicia-se na sala de aula, com a apresentação e exploração dos conteúdos das Ciências Naturais, antes do estudo de campo, articulando com outros componentes curriculares. As ações também não se findam no dia do estudo de campo, a continuidade é fundamental para assimilação e sistematização desses conhecimentos.

(Secom)

Relacionadas

Leave a Comment