Cascavel apresenta ao Timor Leste suas boas práticas em compras públicas
A apresentação acontecerá dia 11 de junho em uma conferência online com participação de vários países
“A primeira ação do prefeito Paranhos foi editar um decreto com os princípios desta administração como o combate à corrupção, ao desperdício, e também na transparência e, com base nesta primícia, a primeira ação que fizemos foi transmitir as licitações ao vivo, porque tínhamos questionamentos sobre os processos licitatórios. Ao fazer a transmissão fizemos através das redes sociais e, hoje, Cascavel é exemplo para o Paraná e outros Estados”, disse o secretário de Planejamento e Gestão, Edson Zorek.
A partir de 2017, os pequenos empresários passaram a ter uma fatia deste segmento. “Passamos de seis empresas em um processo licitatório para mais de 15 e, com mais empresas participando, tivemos maior competitividade e, por consequência, passamos a ter maior economia. Como resultado o Município obteve uma economia de R$ 100 milhões a cada ano. Assim, foi possível fazer mais investimentos em políticas públicas . Estes recursos economizados, ficaram no Município, geraram empregos e renda e assim Cascavel segue no ranking das cidades que mais geram empregos no Brasil.
O PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento) do Timor-Leste tem um projeto sobre descentralização e governança local, com o Ministério da Administração Estatal . Interessados em buscar experiências de aprendizagem sobre “One Stop Shops” (OSS), foi feito o convite para o Município de Cascavel apresentar o Programa de Boas Práticas em Compras Públicas.
Para a apresentação, será realizada uma conferência online, no dia 11 de junho, em Dilli, no Timor Leste, que mostrará essas experiências. O evento terá duas horas de duração e incluirá um segmento de alto nível com a participação de ministros, chefe do Centro de Serviço Civil de Astana, embaixadores e possivelmente Brasil, seguido de uma segunda parte de apresentações de países, Cascavel recebeu convite da CNM (Confederação Nacional de Municípios)para representar com sua Boa Pratica o Brasil no evento.
Foto e Texto: Secom Cascavel