Cascavel busca ampliar leitos de UTI para Covid-19
Secretário de Saúde faz um apelo para que população mantenha as medidas de prevenção
O secretário de Saúde Thiago Stefanello esteve reunido na terça-feira (23) com a gestão do Consamu Consórcio Intermunicipal Samu Oeste para discutir a possibilidade de abrir seis novos leitos de UTI no Hospital de Retaguarda de Cascavel, devido ao altíssimo número de doentes graves por Covid-19 em toda a região Oeste.
O município espera a resposta do Governo do Estado com a cessão de equipamentos como respiradores e monitores para atender a necessidade urgente. O Consórcio vai organizar servidores para aumentar a demanda e o município ficará responsável por custear os gastos.
“Mais do que nunca, as pessoas precisam se conscientizar da necessidade de se prevenir, evitar aglomerações”, faz um apelo o secretário Stefanello.
Desde a semana passada pacientes graves esperam por leitos de UTI, e cabe ao regulador médico muitas vezes fazer escolhas conforme os critérios técnicos. “É muito triste a realidade, é um momento grave”.
Zoológico volta a fechar o zoológico
Como medida de precaução, após piora em indicadores relacionados as internações por coronavírus, Cascavel decidiu fechar novamente o Zoológico Municipal nesta quarta-feira (24).
Na reabertura, que ocorreu na terça-feira (23), passaram pelo parque 102 pessoas. O que se viu foi o bom comportamento dos visitantes, com uso de máscaras, álcool em gel e distanciamento social.
Mesmo assim, o Departamento de Conservação Ambiental e Bem-Estar Animal da Secretaria Municipal do Meio Ambiente considera como melhor medida no momento é o fechamento por tempo indeterminado.
O plano de retomada avalia o cenário de infecção diariamente, bem como os números de internamentos na cidade.
Nesse período de portões fechados, os servidores que fazem o tratamento e cuidados com os mais de 300 animais do zoológico permanecem normalmente.
Foto: Secom Cascavel
Texto: Alexandra Oliveira