CASCAVELDESTAQUE

Cascavel é destaque em transparência da vacina contra a Covid-19 em avaliação do Tribunal de Contas

Município atendeu a 95% dos critérios utilizados no questionário do Tribunal de Contas do Paraná sobre a publicidade das ações de imunização da população

Cascavel voltou a ser destaque em transparência nas questões ligadas ao enfrentamento à Covid-19. O Tribunal de Contas do Paraná (TCE-PR) apontou que o Município  atendeu a 95% dos critérios utilizados no questionário que teve como foco medir a transparência das ações de vacinação da população nos municípios paranaenses. Os números estão inseridos em uma nova versão do Índice de Transparência da Administração Pública (ITP).

No ano passado, o Ministério Público já tinha apontado que entre os 20 municípios do Estado que mais investiram em aquisições para o enfrentamento à pademia, Cascavel foi a terceira com menos gastos per capita.

Agora, Cascavel voltou a ficar em terceiro lugar entre os grandes municípios, atrás apenas de Foz do Iguaçu e Guarapuava que atingiram nota máxima. O Município ficou bem acima da média geral que foi de 54,2%.

O formulário trouxe 11 questões a respeito da divulgação no portal da transparência, ou site oficial, do plano de ação municipal para a vacinação da população; informações sobre a segurança, eficácia e potenciais riscos e benefícios das vacinas utilizadas; ordem dos grupos prioritários a serem imunizados, com destaque para a fase vigente no momento; “vacinômetro”;  quantitativo de insumos e doses de vacinas recebidas ou adquiridas; canais para denúncia de “fura-filas” e outras irregularidades; telefones e horários de funcionamento dos pontos de imunização; processos de aquisição de insumos e vacinas; e do registro de possível sobra de doses de imunizantes.

“As ações de enfrentamento à pandemia muitas vezes exigem pressa e com a vacinação não é diferente, mas nem por isso podemos relaxar nas informações à população. Fazemos tudo com transparência e zelo”, destaca o prefeito Leonaldo Paranhos.

Cascavel, além de trazer os dados habituais no Portal do Município, também mantém atualizado em tempo real todas as informações sobre vacinação em aba exclusiva no site www.fatooufakecascavel.com.br/vacinacao .

 

Deixe um comentário