CASCAVEL

Cascavel recebe da ONU título de “Cidade que acolhe bem os imigrantes”

O acolhimento a refugiados haitianos, venezuelanos e afegãos levou a Organização das Nações Unidas reconhecer Cascavel pelas políticas públicas para povos imigrantes

Divulgação

A Organização Internacional para as Migrações (OIM) faz parte do Sistema das Nações Unidas  (ONU) como a principal organização intergovernamental que promove a migração humana e ordenada para o benefício de todos, reconheceu Cascavel como uma “Cidade que acolhe bem os imigrantes”.

O secretário de Assistência Social, Hudson Moreschi Jr, diz que esse título vem ao encontro das características da cidade, que é acolhedora. Ele lembra que Cascavel recebe bem não só os brasileiros, mas também pessoas de outros países. “Recebemos esse título que é o primeiro passo para estarmos construindo políticas públicas para migrações. Não há como negar que Cascavel é uma cidade internacional e que irá, com certeza, receber, além dos cidadãos afegãos, haitianos venezuelanos, pessoas de muitos outros países”, observa.

Em Cascavel, refugiados que fogem de guerras e crises políticas em seus países de origem, têm encontrado condições para iniciar uma nova vida.

Marina Faleiro, da agência da ONU para Migrações, explica que a OIM tem os programas de assentamento e vias complementares para acolher o povo afegão. “A OIM só faz isso com organizações que se mostraram seguras e de confiança. O programa de integração da cidade de Cascavel agradou muito a organização porque demonstrou compromisso em garantir a migração segura, ordenada e digna dessas pessoas”, enfatizou.

Ela explica que acolhida não se restringe apenas ao movimento e que essas pessoas, muitas vezes, vêm de situação muito difíceis, mas a  não basta movimentá-las simplesmente. “A gente precisa que essas pessoas venham e sejam integradas à sociedade. Isso não é uma coisa que você faz do dia para a noite, exige políticas de longo prazo, política de integração migratória  dessas pessoas”, observou.

(Secom)

Deixe um comentário