CASCAVEL

Cascavel segue decreto estadual e uso de máscaras em ambientes fechados passa a ser facultativo

Decreto 16.730 foi publicado na tarde desta terça-feira e Cascavel seguirá protocolos que serão definidos por resolução da Secretaria de Estado da Saúde

Secom

O uso de máscaras em ambientes fechados passou a ser facultativo e não mais obrigatório em Cascavel. A decisão veio por meio do Decreto Municipal nº 16.730, publicado na tarde desta terça-feira (29). Com isso, aplica-se em Cascavel as medidas contidas no Decreto Estadual nº 10.530, que foi atualizado hoje pelo Governo do Paraná liberando o uso de máscaras em locais fechados.

Cascavel irá adotar os protocolos sanitários que serão estabelecidos por meio de resolução da Secretaria de Estado de Saúde (Sesa).

O prefeito Leonaldo Paranhos lembrou que há mais de dois anos a cidade trabalha no enfrentamento do coronavírus. No início, observa o prefeito, ninguém sabia a receita exata para enfrentar o vírus, mas as ações implantadas tiveram amplo debate e foram tomadas em conjunto com os mais diferentes setores, sempre com o foco de preservar vidas e empregos. Hoje, com os números em queda, foi possível tornar facultativo o uso de máscara também em ambientes fechados.

“É um movimento que nós esperamos tanto, que sonhamos tanto e que acho que devido aos números que temos hoje, acho que é possível avançar”, disse o prefeito.

O secretário de Saúde, Miroslau Bailak, afirmou ter chegado o dia tão esperado e que a decisão de abolir o uso de máscaras em ambientes fechados foi tomada com total segurança, diante dos números da Covid-19 que diminuíram muito.

“É possível retirar as máscaras em todos os locais fechados desde que em ambientes bem controlados. Nós vamos sugerir que continuem utilizando a máscara em hospitais, em locais onde se atende Covid, naqueles locais de isolamento, nas clínicas que eventualmente recebem esse tipo de pacientes e recomendamos que se continue usando a máscara. principalmente no transporte público”, enfatizou Bailak.

Recentemente, a Câmara de Vereadores de Cascavel havia se antecipado e aprovado uma lei municipal flexibilizando o uso de máscaras em ambientes ao ar livre. “É uma lei que tinha sido debatida há muito tempo com os vereadores, era para ter sido protocolada antecipadamente, mas nós viemos respeitando a questão do número de pessoas contaminadas pelo coronavírus. Foi diminuindo, entrou a nossa lei, foi extremamente importante, agora fecha com esse decreto do Governo do Estado”, disse o presidente da Câmara Alécio Espínola.

A Lei Municipal nº 7343 foi sancionada pelo prefeito Leonaldo Paranhos e publicada nesta tarde em Diário Oficial.

(Secom)

Deixe um comentário