Centro de Curitiba na primeira década de 1900

Acervo Vald Assunção
CASA DE COMMERCIO “JOSÉ HAUER & IRMÃO”
Este histórico edifício de Curitiba, localizado na Praça Tiradentes, esquina com a antiga Rua Primeiro de Março (atual Monsenhor Celso), foi construído em 1898 para sediar o comércio “José Hauer & Irmão”.
Os donos desse empreendimento eram de uma tradicional família polonesa e alemã que começou a migrar para Curitiba a partir de 1863, quando José Hauer Senior veio para o Brasil de navio, desembarcou na região da atual Joinville e, após dois meses, mudou-se para Curitiba.
O imóvel era de propriedade da família Hauer e foi inaugurado por Francisco e Augusto Hauer. Neste mesmo local, existia uma casa de um único pavimento, que sediava as atividades comerciais da família. Posteriormente foi demolida para a construção do novo prédio, que abrigaria com mais comodidade a família e a loja. A estrutura contava com 3,5 mil metros quadrados de construção. O piso e acabamentos eram feitos com madeira do tipo imbuia.
Na loja da família Hauer haviam duas seções. Em uma vendiam tecidos, armarinhos, acessórios, lenços, chapéus perfumaria, álbuns para retratos, moldes para sapatos e grande sortimento de couro para selaria e sapataria. Já na parte de ferragens, podia ser encontrada grande variedade de ferramentas, material para construção de casas, maquinário agrícola e remédios para animais.
A parte superior do prédio era usada como residência, o terceiro pavimento abrigava as dependências de empregadas e na cobertura existia um terraço. Após cem anos de atividade, um incêndio se alastrou pelo edifício.
(Fonte: Ippuc)

Relacionadas

Leave a Comment