CASCAVEL

Com banco de projetos, Cascavel elevará destinações a programas sociais

Ato na Acic marcou a regulamentação do Banco de Projetos, que dará nova dinâmica à captação e destinação de recursos aos fundos da criança e do idoso em Cascavel. A novidade é resultado de uma expectativa de 15 anos das áreas contábil e empresarial, que buscavam mais transparência principalmente na utilização dos recursos destinados a projetos de atenção à criança, adolescente e idoso. A expectativa é que o Banco de Projetos contribua para, gradualmente, elevar a soma de recursos captados. A média nos últimos anos ficou abaixo de R$ 1 milhão, porém o potencial é de mais de R$ 15 milhões.

Com a ajuda do Banco de Projetos, haverá mais recursos para assistir a entidades e a causas nobres da nossa comunidade, disse durante a cerimônia o vice-prefeito Renato Silva. A assinatura dos decretos municipais que regulamentam o novo modelo foi apontada como um dia histórico para Cascavel pelo secretário de Assistência Social, Hudson Moreschi Júnior. “Mais um nó desatado na política de assistência social. Passamos a ter em mãos uma ferramenta pela qual as entidades vão poder captar recursos para manutenção dos serviços prestados nas entidades, seja na área da criança e adolescente ou na do idoso”, afirmou Hudson.

O secretário deu detalhes de como o Banco de Projetos funciona. Pessoas físicas e jurídicas, que queiram fazer destinações a projetos assistenciais, poderão acessar o site WWW.ASSISTIRVIDAS.COM.BR e conhecer as entidades e todos os projetos inscritos. A partir disso, o doador poderá escolher a quem destinar os recursos, coisa que anteriormente não era possível. O site foi desenvolvido pela Secretaria de Comunicação e tem apoio da Acic. Outra novidade é que, a partir de agora, 70% do valor destinado será encaminhado ao projeto escolhido e o restante ao Fundo Municipal para auxiliar ações menos conhecidas.

Em Cascavel

O presidente do Conselho Municipal dos Direitos do Idoso, Vanderlei Augusto da Silva, lembrou que com o Banco de Projetos os recursos da destinação do Imposto de Renda vão ficar em Cascavel. “Não seguirão para Brasília, ficarão aqui e contribuirão para fortalecer as nossas entidades”, afirmou ele, pedindo união para fortalecer o montante conseguido anualmente. “Esse é um marco para a trajetória da criança e do adolescente da nossa cidade”, pontuou a representante do Conselho da Criança, Maria Teresa Chaves.

O vice-presidente do Sescap-Paraná, Michel Lopes, ressaltou que essa é uma conquista aguardada há anos. “A classe contábil está muito felizes e não tenho dúvida que o futuro das doações e destinações do Imposto de Renda devido em Cascavel vai transformar positivamente a vida de muitos dos que participam dos programas assistenciais”. A partir de agora, o doador saberá para onde vai e como a sua destinação será aplicada e isso faz muito sentido, ressaltou o presidente do Sincovel, Diego Paim. “Estamos muito felizes em participar de um ato tão nobre e que fará tão bem a tantas pessoas”, destacou o presidente da Acic, Genesio Pegoraro.

Crédito: Assessoria

 

Deixe um comentário