CASCAVEL

Comissão de Saúde busca soluções para resolver impasse do Hospital Salete

 

Flávio Ulsenheimer

A Comissão de Saúde e Assistência Social da Câmara de Vereadores de Cascavel, presidida pelo vereador Edson Souza e composta pelos vereadores Sadi Kisiel e Cidão da Telepar, realizou uma visita técnica no Hospital Nossa Senhora da Salete para conhecer a estrutura e entender a situação da instituição frente à decisão judicial que determina que a atual prestadora de serviços do hospital desocupe o imóvel.

No local, a Comissão conversou com o Diretor Técnico do hospital, Rogério Lunardelli. A preocupação com os pacientes foi o ponto central das conversas entre os vereadores e a direção. “A nossa preocupação são os pacientes. Não importa quem irá administrar o hospital, o mais importante é a saúde da nossa população”, afirmou o presidente da Comissão de Saúde e Assistência Social, Edson Souza.

O vereador Sadi Kisiel também destacou que o processo de transição não pode atrapalhar os atendimentos da instituição. “A gente se preocupa com essa transição, pois ela não pode causar nenhum prejuízo para a saúde e a vida. Essa é a preocupação da Comissão de Saúde”, disse o vereador.

Membro da Comissão de Saúde e Assistência Social, o vereador Cidão da Telepar falou sobre a importância dos atendimentos realizados no Hospital Nossa Senhora da Salete para a cidade de Cascavel. “Esse hospital não pode ficar fechado nem por um dia, pois nós não temos estruturas no município que comportem os pacientes para outro local”, destacou.

REUNIÃO NO PLENÁRIO DA CÂMARA DE VEREADORES

Além da visita, foi realizada uma reunião da Comissão de Saúde e Assistência Social que convocou todos os envolvidos na situação da mudança de espaço físico do hospital. Entre os questionamentos surgidos durante a reunião, estão a situação dos funcionários, além do atendimento de pacientes de convênios e credenciamentos do hospital. “Precisamos esclarecer se isso pode gerar prejuízos, principalmente aos usuários do SUS e SAS, tendo em vista que o Salete atende boa parte da população da região”, ressalta Edson Souza.

Participaram da reunião o Secretário de Saúde de Cascavel, Miroslau Bailak, a diretora de Vigilância em Saúde de Cascavel, Rozane Aparecida Wichoski, o promotor da 9ª Promotoria de Justiça do Ministério Público do Paraná, Dr. Ângelo Mazzuchi Santana Ferreira, o Diretor Geral do Hospital Universitário do Oeste do Paraná, Rafael Muniz de Oliveira, o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Elton José München, a representante do Conselho Regional de Enfermagem, Sabrina Renata, o conselheiro do Conselho Estadual de Saúde, Juarez Camargo, o representante da Associação Médica, Dr. Jorge Luiz dos Santos, representantes da Rede de Assistência à Saúde Metropolitana, da empresa Lord Hotel, Isabela Ferri e Elisa Peixoto, respectivamente, além das lideranças da APP Sindicato, Sindisauvel, Sinteoeste e Simepar.

Um dos questionamentos apontados também durante a reunião era se outros hospitais da região poderiam absorver os pacientes do Hospital Nossa Senhora da Salete durante a transição, porém, conforme o diretor geral do Huop, Rafael Muniz de Oliveira, o Pronto Socorro do Hospital Universitário do Oeste do Paraná permanece com pacientes acima da capacidade, e, portanto, “sem condições de absorver pacientes de outras instituições”, afirma.

Na reunião, os vereadores pediram mais informações sobre o cronograma da transição do hospital, além de informações sobre credenciamento, convênio, pagamento e contratação dos funcionários. Durante essa semana, os vereadores da Comissão de Saúde devem buscar respostas com os prestadores de serviço, com objetivo de auxiliar nessa transição. “Alguns questionamentos foram respondidos durante a reunião, já outros nos preocupam e por isso, pretendemos acompanhar essa situação para tentar resolver sem causar prejuízos aos pacientes, assim como funcionários do hospital”, finaliza Edson Souza.

(Assessoria/CMC)

Deixe um comentário