CASCAVEL

Comissão discute situação de descartes de lixo no rio Cascavel e rio Quati

Na ocasião, foram debatidas sérias denúncias relacionadas à poluição e danos ambientais ao rio Cascavel que desaguam na estação de captação da Sanepar, próximo à Estrada da Paz.

Flávio Ulsenheimer/Assessoria de Imprensa/CMC

A poluição nos rios de Cascavel foi debatida na manhã desta terça-feira (28), na Câmara Municipal. O encontro, promovido pelos legisladores membros da Comissão de Meio Ambiente Beth Leal (Republicanos), Professor Santello (PTB) e Cleverson Sibulski (PROS) trouxe uma preocupação por parte da sociedade civil e também membros de ONGs de Cascavel.

Na ocasião, foram debatidas sérias denúncias relacionadas à poluição e danos ambientais ao rio Cascavel que desaguam na estação de captação da Sanepar, próximo à Estrada da Paz. O vereador Celso Dal Molin (PL), também apresentou outra denúncia grave: no rio Quati, no bairro Neva, esgoto de residências há anos estão sendo despejados através de canos que saem diretamente dos imóveis para a nascente.

“Queremos que sejam feitas ações concretas e imediatas por parte da Sanepar para que aconteça a preservação e limpeza dessas áreas. Verdadeiras ilhas de entulhos estão se acumulando nas margens dos rios”, ressaltou a presidente da Comissão, Beth Leal.

Na expectativa dos parlamentares, o comprometimento da concessionária com o cuidado ambiental precisa ser maior. “Pelo tanto que a Sanepar ganha com os serviços prestados, ela deveria fazer melhor esse trabalho social e devolver à população principalmente a limpeza e o saneamento básico”, ressaltou Santello

Para a chefe do IAT (Instituto Água e Terra) da regional de Cascavel, Marlise da Cruz essa é uma “questão ambiental, que envolve poder público, comunidade e iniciativa privada, ou seja, a comunidade também tem que colaborar e se conscientizar. Iremos fiscalizar quando chegar essas denúncias até nós”.

Quem mora nas propriedades do entorno do rio, a revolta pela falta de atenção. “Precisamos melhorias urgentes com apoio do Poder Público para que se faça uma barragem, uma contenção pois o volume no lixo está cada vez maior. Quando chove a enxurrada traz muito lixo que vai parando em toda sua extensão. Sem contar o mal cheio nas propriedades” reclamaram os moradores.

Estiveram presentes o diretor de Departamento de Conservação Ambiental e Bem Estar Animal da Secretaria do Meio Ambiente, Ailton Martins Lima, Conselho do Meio Ambiente, Jair Pereira da ONG Amigos dos Rios, o vereador Sadi Kiesel (PODE), assessoria do vereador Tiago Almeida (União Brasil) e alguns moradores afetados com a poluição dos rios. A Sanepar também foi convidada, mas não se fez presente.

O contrato com a Sanepar termina em 2024, e os vereadores estão se movimentando com relação as cláusulas que deverão ser inseridas e se estarão mais comprometidos com a questão dos rios e nascentes.

“A partir dessa reunião será elaborado um documento, que será encaminhado à Sanepar, para que tenha ciência dessas denúncias, que com certeza já sabem dessa situação, para que possam tomar providências”, concluiu Beth.

(Assessoria)

Deixe um comentário