CASCAVEL

Cooperados/Associados participam de formação sobre o Regimento Interno

O cronograma de formações  faz parte do Plano de Metas da Gestão de Resíduos Sólidos

Divulgação

A Divisão de Resíduos Sólidos e Educação Ambiental da Secretaria Municipal do Meio Ambiente em parceria com a Itaipu Binacional iniciaram neste mês de maio os estudos sobre o Regimento Interno, proporcionando aos catadores o diálogo e as decisões coletivas das normas e regras que perpassam o trabalho cotidiano dos grupos.

O cronograma de formações para as Cooperativas/Associações faz parte do Plano de Metas da Gestão de Resíduos Sólidos que busca proporcionar aos catadores habilitados cursos, formações, oficinas e treinamentos, buscando a capacitação e aprimoramento destes trabalhadores.

O cronograma das formações teve inicio neste mês de maio e se estenderá até novembro de 2022, os temas trabalhados vão de encontro as necessidades levantadas nos grupos.

“Proporcionar à estes trabalhadores momentos de crescimento pessoal e desenvolvimento humano e satisfatório, estas formações priorizam o conhecimento e a vivência destes grupos. O estudo sobre o Regimento Interno está proporcionando aos grupos a participação coletiva, instrumento fundamental para regularizar e organizar o funcionamento das Cooperativas/Associações. Explicou a coordenadora da Educação Ambiental, Indialara Taciana Rossa.

“Os ecopontos são estruturas consolidadas que visa a transformação na vida dos trabalhadores que ganham os seus sustentos através da classificação dos materiais recicláveis. Essas formações possuem o intuito de melhorar o ambiente de trabalho nos Ecopontos, pois as normas e regras estabelecidas no regimento interno são essenciais para a dinâmica da organização interna das Associações e Cooperativas, tornando o trabalho mais seguro, ágil e eficiente” destacou a gerente da Divisão de Resíduos Sólidos, Eliana Lisboa Veloso.

“As cooperativas de trabalhadores de materiais recicláveis são instrumentos importantes quando o assunto é sustentabilidade ambiental. O município de Cascavel graças a parceria com a Itaipu Binacional ampara o modelo de processo de reciclagem para que seja cada vez mais referência para o Paraná e o Brasil”, enfatizou a engenheira ambiental da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Keila Kochem.

(Secom)

Deixe um comentário