OPINIÃO

Crer e observar

Pr. L. Roberto Silvado

Muitos já falaram sobre a Bíblia:

… Ou a Bíblia nos afasta do pecado ou o pecado nos afasta dela.
… Deixada de lado os cristão serão como navio sem leme ou sem bússola.
… Ela nos salva do subjetivismo por um lado e do racionalismo mesquinho por outro.
… É um livro de fé, de doutrina, de moral, de religião e da revelação especial feita por Deus
… É inspirada por Deus (2 Timóteo 3.16)
… É lâmpada para os meus pés (Salmo 119.105)
… É mais doce que o mel (Salmo 19.10)
… É bem-aventurado o varão que nela medita de dia e de noite (Salmo 1.2)

O que você diz sobre a Bíblia? Você crê que a Bíblia é a Palavra de Deus? Quem vive com esta convicção investe tempo diário para conhecer mais da revelação de Deus para a sua vida. Para conhecer melhor as Escrituras é necessário ler a Bíblia em quantidade. Só assim ela poderá influenciar significativamente a formação dos valores e convicções. Memorizar as Escrituras é uma maneira de “encharcar a mente” com esta mensagem que tem poder para transformar. Já dizia o Salmista: Escondi a tua palavra no meu coração para eu não pecar contra Ti. (119.11).

Para conhecer melhor as Escrituras é necessário ler a Bíblia com qualidade. A leitura da Bíblia com entendimento produzirá a maturidade cristã. Grupos de estudo bíblico, classes e bons livros ajudarão a entender o que o texto significa no contexto e como uma parte da revelação progressiva de Deus na história faz sentido para a vida diária. Se a minha fé é só intelectual, a minha praxis ou vida diária será desvinculada da minha profissão de fé. Isto é conhecer a Palavra de Deus sem ter uma experiência existencial com o Deus da Palavra.

“Crer e observar tudo quanto ordenar” é essencial para viver a vida cristã vitoriosa. Hershel Hobbs no seu livro “Os fundamentos de nossa fé” conta que em 1516, Erasmo publicou o Novo Testamento grego. Segundo o autor: “Ele sonhava com o dia em que o lavrador, ao arar, cantaria trechos da Bíblia, em que o tecelão os cantarolaria e os sintonizaria com o ruído dos seus teares; em que o viajante os recitaria durante a caminhada”. Tais desejos floresceram na alma de William Tyndale, um discípulo de Erasmo, que imprimiu a primeira Bíblia em inglês.

Jesus afirma que a obediência às suas palavras é o único fundamento para a vida; e a Sua promessa é que toda vida edificada na obediência à Sua Palavra está segura, por mais fortes que sejam as tormentas. Disse Jesus: Todo cristão, toda igreja que “ouve esses meus ensinamentos e vive de acordo com eles é como um homem sábio que construiu a sua casa na rocha. Caiu a chuva, vieram as enchentes, e o vento soprou com força contra aquela casa. Porém ela não caiu porque havia sido construída na rocha”.

Disse Jesus: Todo cristão, toda igreja que “ouve esses meus ensinamentos e não vive de acordo com eles é como um homem sem juízo que construiu a sua casa na areia. Caiu a chuva, vieram as enchentes, e o vento soprou com força contra aquela casa. Ela caiu e ficou totalmente destruída.”

Você está construindo a sua vida alicerçada nos princípios eternos da Palavra de Deus? Seja um aluno da Escola Bíblica Discipuladora e cresça no conhecimento e na prática da Palavra.

Pr. L. Roberto Silvado, Igreja Batista do Bacacheri (Curitiba)

Deixe um comentário