CASCAVEL

Curso de Operação de Tratores Agrícolas é realizado na Agrotec

Capacitação de 40 horas teve aulas práticas e teóricas durante toda a semana

Secom

A Agrotec (Escola Tecnológica Agropecuária) recebeu na última semana o curso de Operação de Tratores Agrícolas, um treinamento voltado para produtores rurais, seus familiares e/ou colaboradores. A parceria entre o Sindicato Rural de Cascavel e o Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) permite ao homem do campo aprimorar suas habilidades e agregar ainda mais conhecimento ao seu dia a dia.

“O nosso treinamento vai desde subir no trator, identificar todas as alavancas, todos os botões até a operação em si. Vai ensinar toda a parte de acoplamento, de calibração e sobre tratores que tenham uma tecnologia mais alta, trabalhando painéis, sistemas de acoplamento e regulagem e a operação em si, de forma segura e econômica”, explicou o instrutor de mecanização agrícola, Gustavo Henrique Ribeiro.

A capacitação de 40 horas foi distribuída entre aulas práticas e teóricas, composta por conteúdos completos, para que os nove alunos pudessem aprender. “Esse treinamento é focado em pessoas com pouca experiência, então é aquele que vai pegar detalhe por detalhe, tem bastante coisa. Quando chegamos à prática vai depender da máquina que tenha, nem todos vão ter esses recursos que vou apresentar na teoria, mas eles vão saber de todos os pontos”, esclareceu Gustavo.

A estudante de engenharia agrícola, Lucimara Inácio Silvério, fez o treinamento para aprofundar o conhecimento que já tem da faculdade, “Busquei o curso, pois é uma área que pretendo atuar. Dentro da nossa carga horária do curso a gente tem a matéria e eu queria ver na prática também como funciona e agregar um pouco mais de conhecimento prático. Já tenho experiência com tratores e estou adorando o curso”.

Obrigatoriedade

De acordo com a Legislação NR 31.12 – Máquinas e Equipamentos, para a operação de tratores é obrigatório o curso preservando a integridade física dos trabalhadores que operam.

“O curso é obrigatório por lei para as pessoas que querem operar tratores e na lei está descrito todo o conteúdo programático que tem que estar presente no treinamento. Para ser operador precisa ter no mínimo categoria B, no Brasil não temos uma categoria exclusiva para máquinas agrícolas, assim como no exterior, porém, é necessário categoria B e o treinamento”, finalizou o instrutor.

O estudante de agronomia, Sidinei Pico, é um dos participantes que buscou o curso para trabalhar, “procurei o curso para aprendizado, saber mais sobre as máquinas, ter a experiência e para poder trabalhar com o trator. Estou gostando muito do curso e recomendo para as pessoas”.

Próximos cursos

O curso de Operação de Tratores Agrícolas encerrou o ciclo de capacitações deste ano na Agrotec. Para 2022 o curso de Derivados de Leite já está marcado, será entre os dias 20 e 21 de janeiro. A agenda de treinamentos ao longo dos próximos meses está sendo preparada e conforme organização, a divulgação será feita nas páginas sociais da Fundetec (Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico).

(Secom)

Deixe um comentário