CASCAVELDESTAQUE

Defesa Civil faz vistorias para plano de contingência

Mais de 50 salões comunitários estão passando por vistorias para que possam ser usados como abrigos em eventuais casos de desastres

Você sabe o que um plano de contingência? E para que ele serve? O plano de contingência de um órgão público é um planejamento de caráter preventivo e alternativo e tem a finalidade de atender determinado evento inesperado, como por exemplo o estado de calamidade pública. Identifica as ações necessárias para que o desastre impacte o mínimo possível a oferta dos serviços à população.

O plano de contingência  aponta, de maneira clara e concisa, as ações e as responsabilidades para o enfrentamento das situações que exigirem a intervenção dos governos federal, estadual ou municipal, em favor da população. O documento elaborado  pela Defesa Civil deve orientar, organizar e dar as respostas necessárias para intervir, controlar e combater as consequências e impacto de determinado evento.

E, dentro desta visão, a Prefeitura de Cascavel, por meio da Defesa Civil, iniciou hoje (23) a vistoria nos 54 salões comunitários do Município. Estes espaços públicos servirão de abrigo para a população em casos de desastres naturais, como  inundação, destelhamentos e outros eventos que possam colocar em risco a vida e a segurança  dos moradores da cidade. “ A Defesa Civil desenvolve ações de prevenção a fim de proteger a vida humana, patrimônio público e atendimento à  população”, explicou Márcio Ribeiro, coordenador da Defesa Civil que esteve à frente dos trabalhos na manhã de hoje.

Ele  disse ainda que o Plano Municipal de Contingência de Cascavel é um conjunto de ações para que o Município atenda a população em situação de desastre de grande proporção que atinja, muitas pessoas, casas e famílias. “Quando  for registrada esta situação temos que estar  preparados para socorrer às famílias. Além disso, a Defesa Civil está atualizando as informações  dos formulários do plano de contingência. Queremos saber a capacidade, as condições estruturais do local, se tem cozinha, banheiros e se caso precisarmos abrigar alguma família queremos saber as condições necessárias e ideais para ajudar quem precisar”, diz Márcio.

Todos os 54 salões  serão fotografados e  incluídos no site da Defesa Civil no estado que é o Sisdec (Sistema Integrado de Defesa Civil). “Concluída esta atualização faremos relatório detalhado e encaminharemos ao prefeito Paranhos que poderá criar políticas públicas para atender as necessidades do Município”, finalizou o coordenador da Defesa Civil.

Foto e Texto: Secom Cascavel

Deixe um comentário