Dia da Criatividade e Inovação: 5 dicas para estimular seu cérebro em todas as idades

Data é celebrada nesta quinta-feira (21) em todo o mundo e lembra que todos têm potenciais criativos e inovadores, é só treinar o cérebro

Você pode nem saber, mas existe um dia inteirinho para celebrar a criatividade e a inovação. E ele é comemorado no mundo todo justamente nesta quinta-feira (21).

Quantas vezes você precisou usar sua criatividade para inovar, seja em algo da sua vida pessoal, acadêmica ou profissional e se sentiu meio frustrado, com dificuldades para achar a melhor resposta ou alternativa?

Os seres humanos mais criativos também podem ser os mais bem sucedidos, sempre encontram boas respostas e maneiras para enfrentar problemas, ou para encontrar soluções que possam transformar a sociedade.

E você? Quão criativo e inovador é ou quer ser? Esqueça aqueça conversa que isso é apenas para gênios ou para pessoas superdotadas. Todas as pessoas têm potenciais incríveis e que podem ser aprimorados a partir de exercícios, para o corpo e para o cérebro. Sim, o cérebro precisa ser estimulado com ginástica para ser criativo.

A diretora franqueada do Supera em Cascavel, Ana Caroline Semi – escola especializada em ginástica para o cérebro – lembra que os exercícios, a ginástica cerebral pode – e deve – ser desenvolvida por todos. Desde as crianças, com resultados esplêndidos durante a idade escolar, os jovens que buscam mais concentração e estão focados em passar em um vestibular ou concurso, os adultos que querem se tornar mais ativos e criativos em seus ambientes de trabalho e os idosos que precisam manter o cérebro ativo, evitando os efeitos nocivos da idade.

O Supera traz dicas especiais para estimular seu cérebro.

Vamos lá?
A criatividade, de modo geral, é definida como a habilidade de solucionar diferentes questões a partir de informações que você tem na mente.

Diferente do que alguns pensam, a criatividade não é uma habilidade ofertada somente a algumas pessoas.
De acordo com Brad Hokanson, professor da Universidade de Minessota, a criatividade é parte das habilidades mentais. Ou seja, todo mundo pode ser criativo.

E, claro, para isso é preciso estimular o nosso cérebro a desenvolver soluções criativas. Então, a melhor forma de melhorar sua capacidade criativa é exercitar sua criatividade.

É a partir das ideias criativas que é possível avançar nas descobertas, inventar coisas novas, adaptar coisas já existentes.
Quando falamos de habilidades humanas, a criatividade é uma das habilidades fundamentais para o um bom desenvolvimento pessoal e profissional, pois ela permite que as pessoas promovam mudanças – tanto para questões individuais quanto para as questões coletivas.

5 dicas para aflorar seu espírito criativo

1. Busque referências, assista a filmes, leia livros, veja televisão, acompanhe o noticiário. Tudo pode oferecer ótimos insights;

2. Esteja sempre aberto para novas experiências. Manter a mente aberta e disposta a experimentação pode ser um importante fator para expandir seus horizontes e apostar em soluções diferenciadas.

3. Entenda seu processo. Criatividade não é sobre ter muitas ideias mirabolantes o tempo inteiro, mas sim sobre não desistir de chegar até a solução eficiente para o que você precisa resolver. As ideias não caem do céu.

4. Valorize suas ideias. Nenhuma ideia deve ser descartada. As vezes, o excesso de cobrança e as expectativas muito alta geram diferentes bloqueios criativos na hora de desenvolver uma solução. Por isso, a dica é: anote tudo, deixe registradas as suas ideias. Assim, conforme o processo criativo for se desenrolando, você verá a adequação de cada proposta para o que você precisa.

5. Exercite seu cérebro. A criatividade é parte das capacidades mentais das pessoas; e essa habilidade precisa ser trabalhada. Desafie-se sempre, saia do óbvio, busque nas soluções.
No Método Supera, as atividades são desenvolvidas para potencializar as funções cerebrais que dizem respeito às habilidades cognitivas e emocionais, como atenção, memória, autocontrole, disciplina e criatividade.

E como isso é feito? Por meio de atividades lúdicas, que são realizadas por meio de atividades práticas e dinâmicas que envolvem jogos educativos e que estimulam o raciocínio lógico.
Em Cascavel o Supera está na Rua Castro Alves, 2172, Centro. Têm dúvidas e quer conhecer mais? Ligue ou envie uma mensagem pelo WhatsApp 45 9 9900-2026.

Relacionadas

Leave a Comment