CASCAVEL

Dia do Agricultor: Cascavel e distritos possuem 86 hortas comunitárias

Nestas hortas são cultivadas hortaliças, legumes, milho, feijão, mandioca, quiabo, maxixe e tomate

Hoje, dia 28 de Julho, é comemorado o Dia do Agricultor e as ações desenvolvidas pelo Município têm valorizado esses trabalhadores, desde aos grandes produtores com manutenção e melhorias das estradas rurais, até a famílias inseridas no programa Agricultura Urbana. Atualmente Cascavel tem 86 hortas, distribuídas pelos bairros da cidade e no interior como em Sede Alvorada, São João e São Francisco.

O programa Agricultura Urbana, que é responsável pelas hortas, foi lançado em fevereiro de 2017,  junto com o programa Território Cidadão, e tem como  foco principal  a implantação de hortas, hortos medicinais e aromáticos, ocupando terrenos baldios ociosos na área urbana e periurbana do Município para a produção de alimentos saudáveis, livres de defensivos agrícolas.

Nestas hortas são plantadas hortaliças (alface, almeirão, rúcula, chicória) e legumes (rabanete, berinjela, brócolis, couve flor) além de milho, feijão, mandioca, quiabo, maxixe, tomate. Tudo o que é colhido nas hortas são consumidos pelos cultivadores. O excedente pode ser comercializado e doado para entidades do município como cozinhas comunitárias, escolas, cmeis, casas de acolhimento.

“Para o primeiro plantio o município fornece mudas, sementes, adubos, calcário e após isso são os próprios cultivadores que dão continuidade à compra e plantios”, explicou o técnico Agrícola do Território Cidadão, Patrick Tristacci.

Quem cuida e conserva as hortas são os próprios cultivadores, pessoas que estão em áreas escolares e a comunidade escolar que cuida da área. Além de alimentar muitas pessoas, as hortaliças são sempre fresquinhas e saudáveis.

Inverno

O outono e o inverno são as estações mais difíceis para a agricultura, pois o frio afeta o metabolismo das plantas, prejudicando a produção das lavouras. Porém, não são todas as culturas que sofrem nesta época. Para as hortaliças, a estação mais gelada do ano traz algumas vantagens, como a escassez de chuvas fortes e umidade relativa do ar mais baixa.

“No inverno a orientação dos técnicos é que seja cultivado culturas que sejam mais resistentes ao clima é que se caso houver previsão de geada para que essas culturas sejam cobertas com lona, sacos de ráfia, ou qualquer produto que proteja a planta”, finaliza Patrick.

Foto e Texto: Secom Cascavel

Deixe um comentário