CASCAVEL

Diretoras de escolas recebem kits do programa Reciclar é Preciso

Material foi repassado na manhã de hoje em evento realizado no auditório da Prefeitura de Cascavel. Programa tem como objetivo trabalhar a sustentabilidade e incentivar a reciclagem de resíduos

Secom

Jornal, bótons, imãs de geladeira, livros, big-bags e bolsas de ráfia. Estes são os materiais educativos do programa Reciclar é Preciso, que foram entregues hoje (18) às escolas municipais de Cascavel, pelos secretários de Meio Ambiente, Nei Haveroth e da Educação, Márcia Baldini, para diretores e professores da rede municipal de ensino.

“O programa tem como objetivo trabalhar a sustentabilidade, a reciclagem, a preservação do meio ambiente e a qualidade de vida das pessoas. Faremos esta ampliação do programa para os Cmeis, pois é pelas crianças que começamos a ensinar e cultivar valores, a sustentabilidade e a preservação ambiental, que é extremamente importante para o futuro do mundo. A criança tem que ter consciência do lixo que produz,dos cuidados que ela tem que ter e da preservação dos meios em que ela vive”, disse a secretária Márcia Baldini.

Todas as escolas dos distritos também serão contempladas com os kits. “ Na zona rural já temos a coleta seletiva entre os agricultores. Todo material reciclável produzido nas residências é coletado pelas cooperativas. Esta é uma parceria importante para otimizar esta política pública e também dizer para a população o quanto é importante para natureza que façamos nosso papel no cuidado com nosso planeta e cidade e, assim, oferecermos qualidade vida para toda população”, destacou o secretário Nei Haveroth.

Com a separação correta e reciclagem, uma grande quantidade de material deixa de ir para o aterro sanitário, o que garante além da prolongação da vida útil deste espaço a economia para os cofres públicos com a manutenção e gestão do aterro.

Centro Municipal de Educação Ambiental

O Centro Municipal de Educação Ambiental está instalado na Rua Manaus, anexo ao Parque Vitória. O espaço recebe visitantes para conhecer como é realizada a educação ambiental em todos os seus aspectos, com ênfase na reciclagem de lixo.

“Além disso os visitantes podem, ainda, conhecer o processo de funcionamento da triagem de materiais recicláveis. Com a adesão das escolas no Programa Reciclar é Preciso, ao final deste trabalho com material didático elas poderão levar os alunos para o Centro de Educação Ambiental para conhecer na prática o trabalho de separação que é feito, além de conhecer os ecopontos, aterro sanitário e espaços ambientais” , explicou Indialara Rossa, responsável pelo Setor de Educação Ambiental.

“Este programa vem auxiliar nas atividades que as escolas já trabalham com as crianças, que é a educação ambiental e a importância da reciclagem de materiais. Com certeza vamos aderir e reforçar esta conscientização entre os nosso alunos e a nossa comunidade escolar”, observou a diretora da Escola Municipal Maximiliano Colombo, Selma Gatti.

(Secom)

Deixe um comentário