DESTAQUEEDUCAÇÃOESPORTE

Esporte e UEPG lançam curso de extensão em Gestão Pública do Esporte

O curso acontecerá por meio do Núcleo de Tecnologia e Educação Aberta e a Distância (Nutead-UEPG) e é voltado para gestores municipais, profissionais da educação física e demais interessados em aprender sobre gestão esportiva.

A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) lançou nesta terça-feira (29) o curso de extensão a distância em Gestão Pública do Esporte, em parceria com a Superintendência estadual de Esporte. O curso acontecerá por meio do Núcleo de Tecnologia e Educação Aberta e a Distância (Nutead-UEPG) e é voltado para gestores municipais, profissionais da educação física e demais interessados em aprender sobre gestão esportiva.

O curso terá duração de oito semanas, com carga horária de 90 horas, dividida em dois módulos de 45 horas cada. As inscrições estarão abertas de 01 a 14 de julho, são gratuitas e sem limites de vagas. Mais informações constam no site do Nutead. 

ESCOLARIDADE – Durante a solenidade de lançamento, Leandro Martinez Vargas, coordenador do curso, ressaltou que, por ser um curso de extensão, não é necessário que o aluno tenha escolaridade de nível superior para participar. “Ele foi pensado para servidores públicos municipais e estaduais que atuam na gestão do esporte, mas que não possuem diploma universitário”, diz. O professor ainda explica que, com o curso, os alunos estarão aptos a atuar em projetos de caráter público na área de gestão de esporte e lazer.

O professor do curso de Educação Física da UEPG Carlos Maurício Zaremba destaca que o curso atende às necessidades da área de gestão esportiva na região.

“A área da educação física ainda é carente no conhecimento sobre gestão do esporte. Por isso, levantamos essa bandeira junto ao reitor. Isso só está acontecendo devido ao curso de especialização; sem ele não teríamos a oportunidade de continuar na área do ensino da gestão esportiva”, salienta. Em 2020, a UEPG lançou a pós-graduação lato sensu (especialização) em Gestão Pública do Esporte. A pós teve 11 meses de duração e contabilizou 300 inscrições de profissionais graduados.

“Toda comunidade esportiva nos pedia um curso assim, o que nos deixa muito felizes de estarmos abrindo esse curso para todos”, enfatiza o superintendente geral do Esporte do Paraná, Helio Wirbiski. Para ele, o curso de extensão permitirá que o conhecimento seja perenizado no Estado. “Essa parceria nos honra muito e deu muita qualidade a nossa gestão. Agradecemos a todos os envolvidos”.

O professor Miguel Sanches Neto, reitor da UEPG, disse que a função da Universidade é formar. “É um prazer muito grande quando conseguimos unir nossa expertise com a necessidade de formação em gestão”

O reitor mostrou iniciativas da Universidade com o setor esportivo, como o curso de especialização e, também, a parceria com o Operário Ferroviário Esporte Clube (Ofec). “A Universidade só faz sentido no momento que a comunidade entende a nossa relevância. Esse é o objetivo: derrubar os muros que nos separam da sociedade”, afirmou.

PRESENÇAS – Tembém participaram evento Carlos Willians Jaques Morais, pró-reitor de graduação; Patricia Lucia Vosgrau de Freitas, diretora do Nutead; Rodrigo Sautchuk, diretor geral do Ofec;

Veja quais são os módulos do curso:

Módulo 1 – Introdução às Políticas Públicas e Gestão Pública do Esporte e Lazer (45 horas).

  • Unidade I – Modelos organizacionais da Administração Pública – 15 horas.
  • Unidade II – O conceito de Política Pública e o Ciclo de Políticas Públicas – 15 horas.
  • Unidade III – Intersetorialidade e participação: reflexões para a Gestão Pública do Esporte e Lazer – 15 horas.

Módulo 2 – Tópicos avançados em Gestão Pública do Esporte: Planejamento e Gestão de Projetos, Recursos Públicos Financeiros e Marketing esportivo (45 horas).

  • Unidade I – Planejamento e Gestão de Projetos – 15 horas.
  • Unidade II – Recursos Públicos Financeiros – 15 horas.
  • Unidade III – Marketing Esportivo – 15 horas.

Foto: Aline Jasper

(AEN)

Deixe um comentário