DESTAQUEPARANÁ

Fomento Paraná reforça parceria com municípios para ampliar acesso ao crédito

Nesta semana, dirigentes da instituição irão a Chopinzinho, Clevelândia, Honório Serpa, Coronel Vivida, Palmas e Reserva do Iguaçu, na região Sul do Estado. Na semana passada as reuniões foram com prefeitos de Guarapuava, Santa Maria do Oeste, Palmital, Laranjal e Campina da Lagoa.

A Fomento Paraná retomou a agenda de reuniões nos municípios do Estado como parte da estratégia de aproximação para fortalecimento de parcerias visando a ampliação do acesso ao crédito para atender empreendedores informais, micro e pequenas empresas, com programas como o Banco da Mulher Paranaense, o Banco do Agricultor Paranaense e o Microcrédito.

Por meio das parcerias, os municípios passam a ter agentes de crédito capacitados para orientar os empreendedores e encaminhar propostas para contratar operações de microcrédito e também para renegociar contratos, com suspensão de parcelas e alongamento de prazo de contratos vigentes de microcrédito ou da linha Paraná Recupera.

Além das linhas de crédito para empreendedores, os prefeitos ficam sabendo das possibilidades de financiamento aos próprios municípios, para obras de infraestrutura e mobilidade urbana, compra de máquinas e equipamentos, projetos de eficiência energética e outros.

Desde 2019, quando foi adotada essa estratégia, por determinação do governador Carlos Massa Ratinho Junior, mais de 130 municípios já foram visitados. Na agenda desta semana estão previstas visitas no Sul do Estado, com reuniões em Chopinzinho, Clevelândia, Honório Serpa, Coronel Vivida, Palmas e Reserva do Iguaçu.

ÚLTIMA SEMANA – Na última semana, nos dias 17 e 18, o diretor-presidente da Fomento Paraná, Heraldo Neves, e os assessores Jonny Stica e Emilia Belinati percorreram municípios do Centro-Sul do Estado, em uma região que necessita de políticas públicas de desenvolvimento, onde o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) ainda está abaixo da média estadual. A partir de Guarapuava o grupo seguiu por Santa Maria do Oeste, Palmital, Laranjal e Campina da Lagoa.

O grupo da Fomento Paraná foi recebido em Guarapuava pelo prefeito Celso Goes, que reforçou a importância do trabalho realizado em parceria com a instituição por meio da Sala do Empreendedor, que somente neste ano já registra mais de R$ 1 milhão em contratos liberados para atender mais de 100 empreendedores.

A reunião teve participação dos secretários Sávio França Denardi, de Desenvolvimento e Inovação, e Paulo Dirceu Rosa de Souza, de Planejamento e Urbanismo; da responsável pelo programa Emprime – Empreendedor em Foco, Ana Claudia Klosouski; e da presidente Associação Comercial e Empresarial (ACIG), Elaine Scartezini, que manifestou interesse em também formalizar uma parceria para atuar como correspondente.

O diretor-presidente da Fomento Paraná também falou sobre os fundo de Capital de Risco e de Inovação que estão sendo estruturados e poderão ser usados em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento e Inovação. A deputada estadual Cristina Silvestri esteve no encontro e enfatizou a importância do foco da Fomento Paraná nos pequenos empreendedores.

O diretor e os assessores da Fomento também estiveram na Agência do Empreendedor para conversar com a coordenadora Ana Claudia e os agentes de crédito Fernando José Stelle, Hellen Flavia Kowal, Josiane do Prado e Thalita Iwanczuk Da Silva, responsáveis pelo atendimento aos empreendedores do município que procuram o microcrédito da Fomento Paraná para capital de giro e pequenos investimentos.

SANTA MARIA DO OESTE – Em Santa Maria do Oeste, o grupo da Fomento Paraná foi recebido pelo prefeito Oscar Delgado e o vice Antonio Jorandir Geroski, acompanhados da secretária de Planejamento, Sueli Leal, de Carlos Caixão, representante do secretário do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, Marcio Nunes, e dos empresários locais Rivael Mattei, Marcelo Conrado e Alexandre Motta.

PALMITAL E LARANJAL — O prefeito de Palmital Valdenei de Souza recebeu a equipe da Fomento Paraná acompanhado da procuradora Araceli Bonassoli Kuznharski; da secretária de Planejamento, Sandra Ferraz; do contador do município, Antônio Simiano; do presidente da ACIP – Associação Comercial e Empresarial de Palmital, Evariston Waligura.

O município possui um agente de crédito que acaba de participar do curso de capacitação de agentes e a Associação Comercial pretende formalizar parceria para se credenciar como correspondente.

Em Laranjal a conversa foi com o prefeito João Elinton Dutra e o secretário de Planejamento, Danilo Neves. Em Campina da Lagoa o prefeito Milton Luiz Alvez recebeu a equipe da Fomento Paraná acompanhado do secretário de Planejamento, Adilson Lebrão, da secretária de Educação e Cultura, Marisa Pianaro Lunardelli, e dos vereadores Nagila Silva Dal Poz da Silveira, Silvana Gelinski, Genival Lebrão e Renato Soares França.

Foto: Fomento Paraná

(AEN)

Deixe um comentário