Fundetec: Noite tecnológica marca lançamento do ProgeTi

“É um grande projeto sonhado pelo prefeito, por mim e por todas as pessoas que estão aqui participando”

Com direito a um cenário totalmente tecnológico por meio de projeções, foi lançado na noite de ontem (18), o ProgeTi (Programa Estratégico de Geração de Emprego em Tecnologia da Informação), uma iniciativa da Fundetec (Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico) e da Prefeitura de Cascavel. O evento aconteceu no Teatro Municipal Sefrin Filho e contou com a presença de autoridades, empresários, pais e alunos.

“O ProgeTi é um programa que nós estamos implantando no município de Cascavel, existe uma demanda reprimida de profissionais na área de TI, principalmente programadores. Estimasse que em 2024 tenham 424 mil vagas e hoje não têm pessoas capacitadas de acordo com a necessidade do mercado e pensando nisso fomos desafiados a implantar o programa. O Progeti é um grande projeto sonhado pelo prefeito, por mim e por todas as pessoas que estão aqui participando desse evento”, explicou o presidente da Fundetec, Alcione Gomes.

Com o intuito de ofertar as crianças e jovens uma base de formação na área da Tecnologia da Informação, o Progeti não é apenas educação e sim, uma transformação social, conforme ressalta o gerente de Informática da Fundetec, Dimitri Juliano Teixera. “Um dos grandes desafios não é só aquecer o mercado, mas principalmente promover uma mudança social, pois a tecnologia é muito abrangente.  Um jovem que tem acesso a um computador e começa a estudar conosco, aprende as bases da programação e pega seus primeiros trabalho, já tem uma fonte de renda. A parte social para mim é o coração desse programa, porque promovemos a vida do aluno antes de tudo, damos uma perspectiva de vida muito diferente”.

Além de apresentar a população em geral os objetivos do programa, o evento de lançamento serviu para buscar ainda mais parceiros, “estamos abrindo para a sociedade conhecer e convidar também quem queira fazer parte desse projeto, pois ele precisa de várias mãos para ser construído e para ser viabilizado no tocante a que nós estamos planejando. É uma sensibilização dos empresários, dos diretores de escolas estaduais e municipais para que todos esses agentes que são envolvidos com os jovens e adolescentes venham conosco”, disse o diretor técnico da Fundação, Rafael Amaral.

Para o superintendente de Inovação do Paraná, Marcelo Rangel, Cascavel se torna mais uma vez exemplo para as demais cidades, “Vejo que Cascavel está demonstrando ao Paraná maior responsabilidade com a formação e qualificação de profissionais na área de Inovação. Mostra que está capacitando seus jovens, que a gestão pública está ajudando e proporcionando novas oportunidades para que os cascavelenses demonstrem interesse pela área que mais cresce na economia mundial que é a inovação. Cascavel é uma vitrine para o Estado e o Brasil”.

Cursos ofertados

O ProgeTi ofertará gratuitamente os cursos de Lógica de Programação (13 a 23 anos), Programação com Games (7 a 12 anos), arduino, impressão 3D, cortadora a laser e plotter. As aulas são presenciais no Espaço Criar, localizado no 1º andar do Teatro Municipal. Mais tarde, o programa será expandido para os bairros, ficando ainda mais próximo da população.

Novas turmas e pré-inscrição

As primeiras duas turmas de Programação com Games já começaram o curso. As aulas são todas as quintas-feiras pela manhã, das 9h às 10h30 e à tarde das 15h às 16h30, por um período total de cinco semanas. No dia 10 e 12 de novembro terá início os próximos grupos de alunos. A previsão é que a primeira classe de Lógica de Programação inicie as atividades no sábado (23) e terá dez semanas de duração.

As inscrições para novas turmas continuam abertas e quem tiver interesse basta acessar o site www.progeticascavel.com.br e preencher um cadastro. Em caso de mais dúvidas o interessado pode entrar em contato pelo seguinte número: (45) 3218-1250, para facilitar este número também possui whatsapp. Vale ressaltar que os dias e horários das aulas das novas turmas podem ser alterados.

(Secom)

Relacionadas

Leave a Comment