CASCAVEL

Grupo Ucraniano Canadense de dança fará apresentação para auxiliar refugiados da guerra

Representante da comunidade ucraniana de Cascavel foram recebidos nesta sexta-feira pelo prefeito Leonaldo Paranhos

Representantes da comunidade ucraniana em Cascavel estiveram hoje (13) no gabinete do prefeito Paranhos. O grupo entregou um oficio no qual foi autorizado o uso do Teatro Municipal de Cascavel, para a apresentação do Grupo Ucraniano Canadense de dança, no dia 24 de julho às 19h.

O grupo, patrocinado pelo governo do Canadá,  fará um espetáculo que terá toda a renda revertida em prol dos refugiados  da guerra da Ucrânia. “Esta é uma grande oportunidade para que todos nós possamos ajudar, contribuir de alguma forma com as famílias refugiadas, que foram obrigadas, por conta da guerra, deixarem a Ucrânia e viverem  em outros países, em campos para refugiados. Todo recurso arrecadado com a venda dos ingressos, que terão um valor justo à altura do espetáculo, será repassado ao refugiados, por isso convidamos à toda comunidade  a participar deste grande espetáculo”, disse o Secretário Luiz Ernesto Meyer Pereira.

Também durante a visita, o prefeito Paranhos falou de um sonho antigo de fazer em Cascavel, uma praça em homenagem à comunidade Ucraniana. “O prefeito colocou em discussão a questão de um local para ser denominado como ‘Praça da Ucrânia’.  O fato de ter uma Praça da Ucraniana em Cascavel seria o reconhecimento à comunidade ucraniana que veio para cá trabalhar e promover o crescimento e desenvolvimento do Município. Temos muitas famílias descendentes em Cascavel. A ideia é fazer esta homenagem ali onde é a a Igreja Ucraniana e a Escola das Freiras, no bairro São Cristóvão, seria uma rua ucraniana”, destacou o secretário Miroslau Bailak.

“Com esta homenagem ao povo ucraniano, Cascavel pode ganhar mais uma área cultural, mais um espaço para lembramos desta cultura que assim como tantas outras fez a história de Cascavel”, completou Bailak.

Para o secretário de Cultura Luiz Ernesto Meyer Pereira, “esta é uma iniciativa de grande relevância para preservar, resgatar, valorizar e divulgar a cultura desta parcela da população que vive na nossa cidade  e esta iniciativa vai contribui para o fortalecimento do turismo cultural gerando emprego, renda para o Município, estimulando novos negócios”.

Pedro Litvin,  presidente da Associação de Ucranianos de Cascavel, destacou a importância do apoio do Governo Municipal ao povo ucraniano, se colocando, inclusive, à disposição para receber aqui em Cascavel refugiados da guerra. “Para nós  esta receptividade é muito importante. Este apoio, esta homenagem, esta ajuda só nos fortalece. Neste evento do dia 24 de julho,  vamos ter a oportunidade de ajudar com a cobrança do ingresso, cuja renda será toda revertida em prol dos refugiados de guerra ucranianos. Estamos muito felizes por esta contribuição da prefeitura de Cascavel que sempre nos apoia e nos ajuda a ajudar  nossos irmãos que sofrem com esta guerra entre Ucrania e Rússia”, afirmou.

Foto e Texto: Secom Cascavel

Deixe um comentário