Huop transforma leitos Covid-19 em leitos de enfermaria clínica

Foto: Victor Hugo Junior/ACS UNIOESTE

O Hospital Universitário do Oeste do Paraná (Huop) converteu 30 leitos de UTI Covid-19 em leitos de enfermaria clínica nessa semana. A decisão do fechamento de leitos dessa unidade foi realizada em conjunto com demais órgãos, como a Secretaria de Saúde do Estado (Sesa), que acompanha o número de internamentos em todo o Estado. “Observamos uma diminuição significativa de internamentos na unidade Covid-19 nas últimas semanas, e em análise com os demais órgãos concluímos que era possível converter esses leitos em enfermaria clínica, que apresentam grande demanda de internamento nesse momento”, afirma o diretor administrativo do Houop, Rodrigo Barcella.

O hospital passa a contar agora com 20 leitos para atendimento exclusivo de pacientes com a Covid-19. A nova reorganização permitiu a abertura de leitos de enfermaria clínicos de várias especialidades, e ainda uma reformulação dos leitos de infectologia (leitos de isolamento).

A necessidade de mais leitos clínicos se deve também ao retorno das cirurgias eletivas na instituição, que precisou ser suspensa durante a pandemia, para atendimento emergencial dos pacientes com Covid-19. “As cirurgias eletivas precisaram ficar suspensas em todo o Estado desde a pandemia, e agora, com a diminuição dos internamentos, e a conversão dos leitos novamente em clínicos, conseguimos retomar aos poucos esse atendimento no hospital”, comenta Barcella.

O Huop permanece acompanhando o número de internamentos de Covid-19 em toda região e mantém o diálogo aberto com os demais órgãos, estando pronto para atender a demanda necessária da região.

(Assessoria)

Relacionadas

Leave a Comment