CASCAVELDESTAQUE

Inovação: Transitar testa novas tecnologias de forma inédita no PR, visando à travessia segura de pedestres

Equipe de sinalização implanta luminária em travessia no Universitário e uma placa de sinalização ativa na faixa elevada na Avenida Papagaios, no Floresta

Com intuito de reduzir índices de atropelamentos, a Transitar iniciou hoje (5) um período de testes com novas tecnologias que visam tornar travessias mais seguras para pedestres, de forma que sejam mais visíveis aos condutores de veículos, principalmente no período noturno. A equipe de sinalização instalou uma luminária de travessia de pedestres sobre a faixa do cruzamento da Rua Universitária com a Rua Engenharia, proximidades da Unioeste, e uma placa de sinalização ativa luminosa próximo à faixa elevada da Avenida Papagaios, no Bairro Floresta, visando à segurança da comunidade escolar naquela região. A iniciativa é inédita no Paraná.
Os dois equipamentos, adquiridos em regime de comodato, serão avaliados pela Autarquia e pela comunidade por um período de noventa dias e, caso aprovados, poderão embasar um processo de licitação que irá modernizar e tornar mais segura a sinalização em Cascavel.
“Trata-se de uma tecnologia, apresentada no evento Smart City, que aconteceu em Curitiba no final de março deste ano, e foi adotada pelo prefeito Paranhos como meio para proporcionar segurança para os pedestres, principalmente nas áreas com aulas noturnas”, explica a presidente da Transitar, Simoni Soares.
A luminária de travessia é alimentada por fotocélula, permitindo que a faixa de pedestres fique iluminada no período noturno, de maneira que tanto o pedestre quanto o motorista possam ter melhor comunicação no trânsito. Já o módulo piscante intermitente conta com uma placa de sinalização ativa luminosa, com duplo amarelo de 200 mm; é alimentada por um sistema fotovoltaico off grid fixada em suporte que chamará atenção de maneira permanente para a presença da travessia de pedestres no local.

Deixe um comentário