Investimentos levam melhoria às comunidades do interior
Prefeitura investe em melhorias de estradas rurais e projeta um anel de integração viário rural
“Fizemos um grande planejamento desde 2017, com mais de 300 km de estradas novas e todos os sete distritos foram contemplados neste primeiro projeto com 100% das obras executadas”, disse o prefeito Leonaldo Paranhos que esteve no distrito de São João, visitando a obra.
Em parceria com a Itaipu Binacional foi possível fazer, com a contrapartida do município que forneceu mão de obra e aquisição de materiais, a execução de pavimento asfáltico tipo TST sobre calçamento poliédrico antigo. A meta de atingir 260.000 m² ou 43,3 km já foi alcançada. De acordo com a Secretaria de Agricultura do Município, foram feitos 19,4km de TST no Distrito de São João, 13,9 km em São Salvador, 3,4km em Espigão Azul, 6,9 km em sede Alvorada.
No distrito de São João, um dos maiores beneficiados com obras de infraestrutura de estradas rurais, foram investidos mais de R$ 10 milhões em asfalto em TST, calçamento poliédrico, adequação e cascalhamento e aplicação de brita.
“Compromisso cumprido. Mais uma estrada que estamos entregando em uma grande parceria com Itaipu e Governo do Estado. É uma grande transformação no interior do Município. Tudo isso feito em parceria e Cascavel tem ganho com isso, com qualidade vida, condições de escoamento da safra e produtos. Cascavel avança, não para, e temos consciência do grande compromisso que o poder público tem com o setor produtivo de nossa cidade”, destacou o prefeito Paranhos.
Com a conclusão desta obra em todos os distritos, o Município vai agora trabalhar no projeto do Anel de Integração Viário Rural que vai unir todos os distritos, criando uma estrada de escoamento e também uma estrada turística . “Esse investimento é a altura do que significa a produção do nosso município”, afirmou Paranhos.
Benefícios do anel de integração rural
O Anel Viário Rural integrará as estradas cujas obras foram executadas e outras vias rurais e, assim, criará o corredor da produção passando pelos sete distritos,criando um fluxo de uma estrada que tem capacidade para receber inclusive caminhões com um volume alto de carga. “Ao mesmo tempo cria um anel turístico onde as pessoas que quiserem, poderão vender seus produtos ou criar o camping, um pesque pague, o museu rural, o seu comércio e possam ter neste espaço, nesta estrada, a exposição e venda de seus produtos, gerando mais renda para as famílias do campo”, explicou o prefeito Paranhos.
Estradas contempladas pela parceria em Obras de TST:
Estrada Sede Alvorada (Distrito de Sede Alvorada)
– Estrada São Roque do Lopei (Distrito de Sede Alvorada)
– Linha Ipiranga (Distrito de Sede Alvorada)
– Estrada Alto Bom Retiro (Distrito de São Salvador)
– Estrada Scanagatta (Distrito de São Salvador)
– Estrada Linha Globoaves (Distrito de Espigão Azul)
– Estrada Fazenda Piquiri – Reassentamento São Francisco (Distrito de São João do Oeste)
– Estrada Jacob Munhak (Distrito de São João do Oeste
Foto e Texto: Secom Cascavel