Itaipu participa da Expo Dubai com soluções em sustentabilidade

Tendo a água como elemento integrador, a Itaipu preparou uma série de atrativos que vão levar o visitante da Expo a uma experiência imersiva na usina e seu território

Foto: Divulgação

A Itaipu Binacional estará presente na Expo Dubai, um dos principais eventos mundiais na divulgação de inovações, avanços científicos, produtos e serviços. A empresa ocupará o Pavilhão do Brasil entre os dias 20 e 31 de março de 2022, encerrando a programação brasileira no evento.

Tendo a água como elemento integrador, a Itaipu preparou uma série de atrativos que vão levar o visitante da Expo a uma experiência imersiva na usina e seu território, localizado na fronteira entre Brasil e Paraguai, e que inclui belezas naturais como as Cataratas do Iguaçu.

“A participação da Itaipu contribui com a estratégia brasileira de apresentar suas melhores práticas de sustentabilidade a um público internacional, mostrando como o Brasil tem grande potencial para a economia verde e a integração entre as pessoas e o meio ambiente”, afirmou o diretor-geral brasileiro da Itaipu, general João Francisco Ferreira.

Ao passar pelo Pavilhão Brasil durante a exposição da Itaipu, o visitante percorrerá uma sequência de atrações que lançam mão de recursos tecnológicos avançados, como realidade aumentada, projeções 360º, telas touch screen, entre outros, além de atrações culturais e artísticas.

O objetivo é entreter e informar ao mesmo tempo. Nesse roteiro, será possível compreender as interconexões entre os biomas e regiões brasileiras pelos rios e chuvas; conhecer projetos da Itaipu voltados à sustentabilidade, incluindo ações de conservação de flora e fauna; e assistir a apresentações como a coreografia da Quasar Cia de Dança, especialmente preparada para o evento.

“Em resumo, o visitante poderá experimentar um pouco do Brasil e de como a água é vital para a sustentabilidade, interconectando os ecossistemas, a produção de alimentos e a geração de energia. E isso tudo em pleno deserto de Dubai”, disse o superintendente de Gestão Ambiental da Itaipu, Ariel Scheffer da Silva.

A Expo

A Expo Dubai é a edição atual da Exposição Universal, que acontece desde 1851 com o objetivo de apresentar o que os países têm de melhor em inovações, avanços científicos e tecnológicos, potencial de negócios em produtos e serviços, entre outros. O evento costuma reunir governos, ONGs, empresas privadas e outras organizações ligadas a tecnologia, urbanismo, sustentabilidade, ciências, cultura, gastronomia e economia.

A Expo começou em 1º de outubro de 2021 e se estende até 31 de março de 2022 em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. A expectativa é atrair mais de 25 milhões de visitantes. O tema desta edição é Connecting Minds, Creating the Future (Conectando Mentes, Criando o Futuro). A Expo estará organizada em três eixos temáticos: Oportunidade, Mobilidade e Sustentabilidade.

Participação brasileira

A participação do Brasil é coordenada pela Agência Brasileira de Promoção das Exportações (Apex) e o estande brasileiro encontra-se localizado no distrito da Sustentabilidade. A preocupação com a sustentabilidade, a propósito, fica clara pelo emprego da energia solar nos pavilhões, assim como a produção de água potável a partir da umidade do ar, por exemplo. A programação brasileira também enfatiza o desenvolvimento sustentável com o slogan Together for Sustainable Development (Juntos pelo desenvolvimento sustentável), dividido nos temas natureza, pessoas e o amanhã (Together for Nature, Together for People e Together for Tomorrow).

(Assessoria/Itaipu)

Relacionadas

Leave a Comment