Maio Amarelo: Transitar realizará capacitação para motoristas da Prefeitura e empresas de Cascavel
Capacitação tem como objetivo auxiliar os motoristas profissionais, principalmente em relação as alterações no CTB
O investimento para os inscritos de empresas privadas será de 2kg de alimentos não perecíveis, a serem entregues no dia 25, no horário do curso, e que será revertido para o Provopar. “A capacitação compõe o calendário de atividades do Maio Amarelo e faz parte das ações de Cidadania da Transitar”, explica Simoni Soares, presidente da Autarquia Municipal.
As aulas do curso serão ministradas nos dias 24, 25 e 26 de maio, no auditório da Prefeitura. Os servidores receberão as aulas no dia 24 das 08h às 17h30, com intervalo para almoço e dia 25 das 08h às 12h. Já as aulas para os motoristas de empresas irão acontecer no dia 25 das 13h30 às 17h30 e no dia 26 das 08h às 17h30, com intervalo para almoço.
A capacitação será dividida em quatro módulos com foco na aplicação prática, sendo elas: direção defensiva (4 horas/aula); legislação de trânsito (4 horas/aula); educação para o trânsito (2 horas/aula) e manutenção veicular (2 horas/aula). As palestras serão ministradas por agentes de trânsito de fiscalização do Órgão Executivo Municipal de Trânsito.
As inscrições podem ser feitas através do link de acesso: https://www.transitarcascavel.com.br/cursos/. Em caso de dúvidas, o contato poderá ser feito através do 3016-0800, ramal 212.
Segundo Simoni Soares, o foco dos órgãos de trânsito é a segurança viária para preservação da vida, e a educação para o trânsito tem o intuito de conscientizar os condutores quanto a responsabilidade de cada na busca desse objetivo.
Confira na íntegra os assuntos que serão abordados em cada módulo:
DIREÇÃO DEFENSIVA: 4 horas/aula PALESTRANTE: Clayton Cristian Palhares – Inspetor de Trânsito |
|
É importante que o motorista, além de conhecer as leis e as normas de segurança, bem como o sistema viário da cidade, tenha conhecimentos de direção defensiva, a fim de que seu comportamento como condutor de veículo seja exemplar e tendente a evitar acidentes de trânsito, bem como sua atuação esteja pautada pela disseminação de conceitos seguros para os demais usuários da via. A habilidade ao dirigir abrange, além dos conhecimentos já mencionados, a atenção, o equilíbrio emocional, a inteligência e a maturidade. O módulo de Direção Defensiva deve apresentar as técnicas adequadas e seguras para a condução de veículos, nas atividades do dia a dia.
CONTEÚDO
OBJETIVOS
|
|
LEGISLAÇÃO DE TRÂNSITO: 4 horas/aula PALESTRANTE: Alex Sandro Vitório – Encarregado do Setor de Gestão de Infrações de Trânsito |
|
Para iniciar nas suas funções, exige-se que o motorista esteja dotado de conhecimentos suficientes para compreender a Legislação de Trânsito em vigor no país, devendo saber associá-la ao Direito. Além disso, deve entender e analisar as competências normativas dos órgãos integrantes do Sistema Nacional de Trânsito.. OBJETIVOS
CONTEÚDO
|
|
EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO: 2 horas/aula PALESTRANTE: Charles Feitosa Ponciano – Agente de Trânsito |
|
Educar para a segurança no Trânsito é um enorme desafio, pois a educação exige a mudança de comportamento. E isso significa “mexer” com as pessoas. Nesse sentido, a educação não se impõe, se compreende. É somente a partir da compreensão será possível fazer o ser humano olhar, com visão diferente para o mundo em que vive, reconhecendo-se como responsável pela realidade que o cerca e entendendo-se como sujeito capaz de transformar, é que passará a agir de maneira mais humana, solidária e segura, tornando-se protagonista no seu meio social.
CONTEÚDO
OBJETIVOS
|
|
MANUTENÇÃO VEICULAR: 2 horas/aula PALESTRANTE: João Antônio Crestani – Supervisor de Trânsito |
|
É fundamental que os veículos estejam em condições de funcionamento adequados. Para isso é necessário que o motorista esteja atento às condições das viaturas, identificando os problemas mecânicos ou elétricos e tenham capacidade de efetuar pequenos reparos e quando isso não for possível, deve encaminhar a situação ao setor/pessoas competentes. Nesse sentido, o motorista também pode colaborar com outros usuários da via, que esteja com veículo em pane.
CONTEÚDO
OBJETIVOS
(Secom Cascavel)
|