Uncategorized

Meio Ambiente inova e realiza conferência municipal online

Em sua 19 edição, participantes debateram sobre a gestão de resíduos sólidos, gerenciamento do aterro sanitário e educação ambiental

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente e o Conselho Municipal do Meio Ambiente realizaram nessa quarta-feira (02), a 19 Conferência Municipal com foco na gestão socioambiental de resíduos sólidos urbanos. Por conta da pandemia da Covid-19, o evento ocorreu de forma virtual, porém os participantes acompanhar as apresentações dos palestrantes e posteriormente expor suas contribuições aos temas apresentados, através dos grupos de trabalho.

Grupos de trabalho foram realizados ao longo do dia, com a abordagem em: Coleta Seletiva (Palestra com a Engenheira Ambiental, Keila Kochem – Sec. Mun. Meio Ambiente de Cascavel); Operação de Aterro Sanitário para RSU e Geração de Energia Elétrica através de Biogás (Palestra com o Engenheiro Químico, Elmo Rowe Junior – Sec. Mun. Meio Ambiente de Cascavel); Limpeza Pública (Palestrante: Ailton Lima, Diretor do Departamento de Conservação Ambiental e Bem Estar Animal);

Já no período noturno, também de forma online, a conferência abriu espaço para a palestra de Arlinda Cézar, especialista em Planejamento Ambiental e Presidente do Instituto Venturi para Estudos Ambientais de Porto Alegre – Rio Grande do Sul. Na sequência, os convidados participaram da plenária, em que foram aprovadas as sugestões apresentadas nos grupos de trabalho.

“Quero parabenizar a todos os organizadores dessa conferência pela dedicação e a riqueza das informações apresentadas. Quanto à palestra da professora Arlinda Cézar, o papel da educação ambiental deve ser considerado a essência para um planeta mais sustentável, não só para as crianças, mas também para nós gestores”, enalteceu Fabrício Marsango, presidente do Conselho Municipal do Meio Ambiente.

“É um privilégio contar com os profissionais para contribuírem com a conferência possibilitando fomentar as discussões em torno do meio ambiente, em especial ao novo modelo de gestão de resíduos que Cascavel que está em fase de elaboração. Parabéns a todos os envolvidos neste evento.”,  congratulou Nei Hamilton Haveroth, Secretário Municipal do Meio Ambiente.

 

Tenda do Meio Ambiente

A Divisão de Educação Ambiental promoveu simultaneamente a Conferência Municipal, a entrega de sacos de ráfias, folhetos informativos sobre a importância da separação do lixo doméstico dos materiais recicláveis. Além disso, os cidadãos que compareceram em frente à prefeitura, puderam também levar mudas frutíferas, trabalho esse que faz parte das comemorações à Semana Mundial do Meio Ambiente.

 

5 de junho – Dia Mundial do Meio Ambiente

O Dia Mundial do Meio Ambiente é celebrado no dia 5 de junho, foi criado pela Assembleia Geral das Nações Unidas na resolução (XXVII) de 15 de dezembro de 1972 com a qual foi aberta a Conferência de Estocolmo, na Suécia, cujo tema central foi o Ambiente Humano. Ao longo de 49 anos, o planeta passou por várias transformações pelas mãos da população, sendo algumas de forma a prejudicar o desenvolvimento de florestas, rios, animais; e outras ações que lutam diariamente pela preservação de todos esses recursos naturais.

Deixe um comentário