Meio Ambiente participa de workshop sobre crise hídrica e segurança das barragens do Estado

O evento aconteceu nesta sexta-feira (12), das 9h às 12h, com transmissão ao vivo pelo YoulTube do Portal Sedest (Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo) aberta a toda comunidade

Divulgação/Secom

Nesta sexta-feira (12), a Secretaria Municipal do Meio Ambiente participou de evento online no Portal da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Sustentável e do Turismo. O objetivo do workshop foi apresentar as ações do Estado em relação à segurança das barragens, do licenciamento ambiental e sobre como a atual crise hídrica afeta a gestão destes empreendimentos. Participaram especialistas da área do IAT, da Agência Nacional das Águas (ANA), da Coordenadoria Estadual da Defesa Civil, da Sanepar, da Copel e do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura do Paraná (Crea/PR).

Barragem é qualquer obstrução em um curso permanente ou temporário de água para fins de retenção ou acumulação de substâncias líquidas ou de misturas de líquidos e sólidos. A segurança das barragens é de responsabilidade do empreendedor, assim como a declaração da quantidade de uso da água necessária para as atividades produtivas.

Essa segurança é necessária, também, nas construções de lagos artificiais, os chamados espelhos d’água. Estão sujeitas à fiscalização todas as barragens e reservatórios de acumulação não natural de água para quaisquer usos, independente da área de espelho d’água, altura ou idade de barramento da represa.

Além disso, também são vistoriados os reservatórios para disposição final ou temporária de rejeitos e acumulação de resíduos industriais.

“O Município de Cascavel é proprietário da Barragem do Lago Municipal, esta sob nossa responsabilidade buscar as ferramentas necessárias para segurança da barragem e seu entorno. O WorkShop foi fantástico e contribuiu muito para os nossos estudos preliminares em relação ao Plano de Segurança da Barragem e o Plano de Ação Emergencial que estamos iniciando a construção”, destacou o Diretor de Conservação Ambiental e Bem Estar Animal, Ailton Martins Lima.

(Secom)

Relacionadas

Leave a Comment