CASCAVEL

Meio Ambiente reforça a importância da destinação correta dos resíduos gerados pelas empresas

Equipe da Divisão de Resíduos Sólidos e da Divisão de Educação Ambiental visitou estabelecimentos localizados às margens da BR 277, no trecho entre o trevo cataratas e a Fundetec, e distribuiu bolsas de ráfia e informativos do Programa Cidade Limpa que enfatizam a separação do lixo

A geração de resíduos, sejam eles domésticos ou empresariais, denota a importância do cuidado com a destinação final dos mesmos. Isso porque, as políticas públicas de valorização dos materiais recicláveis revertem em fonte de renda aos trabalhadores, quando encaminhados à rede coletora desses resíduos – os Ecopontos.

Diante desse propósito, a equipe da Divisão de Resíduos Sólidos e da Divisão de Educação Ambiental da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, percorreu esta semana, às construtoras, restaurantes, postos de combustíveis, hotéis, entre outros estabelecimentos, localizados às margens da BR 277, no trecho entre o trevo Cataratas e a Fundetec, para levar a mensagem sobre a destinação correta dos resíduos por eles gerados. Além disso, os estabelecimentos visitados foram convidados a participarem do “Programa Reciclar é Preciso”, para realizarem a seleção dos recicláveis e contar com o agendamento da Secretaria do Meio Ambiente para o recolhimento desses materiais. A coleta será realizada pela cooperativa de catadores Ascacar, parceira do Município nesse processo.

De acordo com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente, pelos menos 30% de tudo que é encaminhado para o Aterro Sanitário poderia ser reciclado, desde que a população colabore com a separação do lixo produzido. Atualmente, o Aterro recebe, em média, 7.600 toneladas, todos os meses.

Os quatro Ecopontos em funcionamento no município podem processar até 400 toneladas de materiais todos os meses. Por isso, a colaboração dos cidadãos é importante nesse processo.

“Estamos avançando na coleta seletiva não só perímetro urbano, mas também nos distritos e estabelecimentos instalados às margens das rodovias”, destacou a coordenadora da Divisão de Resíduos Sólidos da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Keila Kochem.

Os estabelecimentos interessados em participar do “Programa Reciclar é Preciso” podem entrar em contato com a Divisão de Resíduos Sólidos da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, pelo telefone 3223-6635.

As visitas às empresas foram realizadas pela gestora da Unidade de Valorização de Resíduos, Eliana Regina Lisboa e Jullia Americo, além do estagiário de Engenharia Ambiental da Divisão de Resíduos Sólidos, Jhonatan Elias Serafim.

Foto e Texto: Secom Cascavel

Deixe um comentário