Novas orientações para gestantes e puérperas que tomaram 1ª dose da AstraZeneca
Grupo deve procurar a sede do PMI (Programa Municipal de Imunização) na rua Presidente Bernardes, 2546, para orientações sobre aplicação da 2ª
O Ministério da Saúde atualizou as recomendações para a segunda dose das gestantes e puérperas (mães até 45 dias após o parto) que receberam a primeira dose da vacina contra a Covid-1 da Astrazeneca.
A partir de agora as mulheres desse grupo poderão receber a segunda dose da vacina Pfizer ou Coronavac.
O prazo de aplicação da segunda dose deve seguir o intervalo previamente aprazado na primeira dose.
Em Cascavel, gestantes e puérperas que tomaram Astrazeneca devem procurar a sede do PMI (Programa Municipal de Imunização) na rua Presidente Bernardes, 2546, para orientações sobre aplicação da 2ª.
Preferencialmente, será ofertada a vacina Pfizer, mas caso este imunizante não esteja disponível em estoque ser utilizada a Coronavac.
Caso, no momento de receber a segunda dose, já tenha transcorrido 45 dias após o parto, o esquema deverá ser completado com vacina AstraZeneca.
Aquelas que iniciaram o ciclo da vacina com Coronavac ou Pfizer devem concluir o esquema, conforme intervalo definido na carteirinha de vacinação e procurar o mesmo local, sem necessidade de agendamento.
O município alerta que de maneira geral, as vacinas contra a COVID “não são intercambiáveis”. Ou seja, o esquema vacinal deve ser feito com o mesmo imunizante.
Foto: Silvia Soluszynski
(Secom Cascavel)