Novembro Azul: câncer de próstata tem índice de cura de 98% se diagnosticado em fase inicial

Campanha realizada em novembro incentiva prevenção da doença e promoção da saúde do homem

O câncer de próstata é o tipo mais comum de câncer na população masculina. Segundo dados do Inca (Instituto Nacional do Câncer), 29% dos diagnósticos de câncer no País são de câncer de próstata. A previsão é de 65.840 novos casos de câncer de próstata a cada ano, de 2020 a 2022, conforme o Inca.

E é por isso que a campanha Novembro Azul tem como objetivo a prevenção e o combate à doença. De acordo com o médico urologista do CEONC Hospital do Câncer de Cascavel, doutor Carlos Augusto Barreira, o índice de cura do câncer de próstata, se diagnosticado em fases iniciais, pode chegar a 98%.

“É preciso diagnosticar se a doença é restrita à próstata ou se já está avançada. Primeiramente, é feito o exame de sangue ou o exame de toque retal. Em caso de qualquer suspeita, realizamos a ressonância nuclear ou uma biópsia, que vai ajudar a identificar a doença”, explica.

Os principais tratamentos que existem para o câncer de próstata são o cirúrgico e o radioterápico.

“É necessário conscientizar o público masculino da necessidade de fazer os exames preventivos, a partir dos 50 anos, que é a idade em que começa a incidência de casos. Sabe-se que os homens morrem em maior quantidade e mais cedo que as mulheres justamente pela falta de hábitos saudáveis e cuidados com a saúde”, comenta.

Fatores de risco
De acordo com o médico urologista do CEONC Hospital do Câncer de Cascavel, doutor Carlos Augusto Barreira, não se sabe exatamente a causa do câncer de próstata, mas há alguns fatores de risco. O mais comum deles é a idade, mas maus hábitos e histórico familiar também são sinais de alerta.

“Quando falamos de Novembro Azul, não falamos apenas da prevenção do câncer de próstata, mas sim da promoção da saúde do homem no geral. É por isso que recomendamos hábitos saudáveis na alimentação como menor ingestão de sal e gordura e também a prática de atividades físicas de pelo menos 30 minutos por dia”, recomenda.

Nesse sentido, durante todo o mês, o CEONC Hospital do Câncer vai disponibilizar diversos conteúdos nas redes sociais com o objetivo de orientar e informar a população sobre o câncer de próstata e a saúde masculina em geral. Para saber mais, basta procurar por CEONC Hospital do Câncer nas redes.

(Assessoria)

Relacionadas

Leave a Comment