CASCAVEL

Paranhos inaugura o quinto ecoponto em Cascavel

Localizado no Jardim Quebec, espaço terá capacidade para processar mensalmente até 150 toneladas de materiais e recebeu investimentos de R$ 865 mi
O prefeito Leonaldo Paranhos inaugurou, na manhã desta sexta-feira (30), o quinto ecoponto de Cascavel. Localizado no Jardim Quebec, o ecoponto terá capacidade para fazer a triagem de até 150 toneladas de materiais mensalmente. A obra, com 520,78 metros quadrados de construção, teve investimentos de R$ 865,3 mil, com 90% foi custeado pela Itaipu Binacional e 10% de contrapartida do Município.

O Ecoponto Quebec receberá material oriundo da coleta seletiva que serão triados, enfardados e posteriormennte comercializados pelos catadores ligados à cooperativa Acamar. São cerca de 20 catadores que atuarão na cooperativa.

O prefeito Leonaldo Paranhos diz que os ecopontos fizeram Cascavel avançar na questão de projetos sustentáveis. Hoje, o programa é referência para outros municípios. Paranhos destacou também o papel dos agentes ecoológicos que fazem o trabalho. “Eles têm que estar inseridos como em qualquer outra atividade. Nós não podemos olhar para essas pessoas como catadores de lixo, são agentes ecológicos que trabalham para sustentar suas famílias e realizam grande serviço ambiental e social e nós dependemos, inclusive, deles”, observa.

De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Nei Haveroth, as pessoas que moram na região do bairro Guarujá também poderão entregar voluntariamente os materiais no ecoponto. “Às vezes as pessoas têm o material dentro de casa, não quer esperar o caminhão que passa uma vez por semana, então ela pode entregar diretamente no Ecoponto”, afirma. Ele destaca que com a entrada em funcionamento do novo ecoponto um volume considerável de materiais deixará se ir para o aterro sanitário.

Claudinei Lima de Faria é um dos integrantes da cooperativa e destaca o conforto, praticidade e segurança do trabalho de separação que antes era feito na própria casa. “Só temos que agradecer essa parceria”, resume.

Estrutura

O espaço possui área operacional (barracão) administrativa (escritórios, vestiários, banheiros, cozinha e refeitório). A parte operacional foi equipada com esteira de elevação de resíduos, esteira de triagem e de rejeitos, além de mesa de triagem, prensa enfardadeira horizontal, paleteira, balança eletrônica, caçambas estacionárias e carrinhos de movimentação de big bags e fardos.

Caminhão

Além do espaço, foi cedido à cooperativa, em regime de comodato, um caminhão com capacidade de 10 metros cúbicos de carga. O veículo é dotado de sistema de acomodação e compactação de resíduos. O caminhão foi adquirido com recursos do Instituo Água e Terra (IAT).

Referência

Vereador de Ji-Paraná (RO), Bruno Carvalho esteve nesta sexta-feira em Cascavel para conhecer os trabalhos desenvolvidos pela Secretaria de Meio Ambiente. Segundo ele, o que chamou a atenção foi ver uma cidade bem cuidada, limpa e sustentável. “Foi o que me chamou a atenção e eu fui até a Secretaria de Meio Ambiente buscar parcerias, ideias do Município de Cascavel para implantar no Município de Ji-Paraná também”, afirma.

Um sexto ecoponto será inaugurado na rua Manaus, no antigo Ecolixo, que servirá também para ações de educação ambiental.

Foto e Texto: Secom Cascavel

Deixe um comentário