CASCAVEL

Pioneiros que fizeram a história de Cascavel participam de tradicional almoço

Evento reuniu 580 pioneiros que contribuíram para o crescimento da cidade além de convidados

No dia em que Cascavel comemora 70 anos, pioneiros que construíram a cidade e contribuíram para que ela se transformasse em um dos melhores municípios do Brasil para se viver foram homenageados. O tradicional Almoço dos Pioneiros reuniu neste domingo (14), no Tuiuti Esporte Clube, cerca de 580 pessoas que chegaram à cidade até o ano de 1960, além de convidados.  A Banda Sinfônica Connection Cascavel se apresentou aos pioneiros.

O prefeito Leonaldo Paranhos disse que é obrigação do Município reconhecer o que os pioneiros fizeram e continuam fazendo pela cidade.  “São sete décadas de trabalho, de pessoas que enfrentaram tantas dificuldades, que desbravaram, que fincaram aqui a bandeira da independência e hoje somos essa expressão de referência para o Brasil”, afirmou.

O secretário de Cultura e Esportes, Luiz Ernesto Meyer Pereira, destacou a importância do evento. “É uma iniciativa muito importante do prefeito Leonaldo Paranhos de valorizar, reconhecer e lembrar daqueles que contribuíram nesses 70 anos com o desenvolvimento social, econômico e cultural do nosso município”, afirmou.

Aos cem anos, dona Nilza Gavazzoni Porfirio mora em Cascavel há 65 anos, quando chegou a cidade tinha apenas cinco anos de emancipação. “Cem anos não é um ano só”, brinca dona Nilza, que viu a cidade crescer e se tornar na quarta melhor do Brasil.

O pioneiro Miguel Porfírio chegou em Cascavel há exatos 60 anos, no dia em que a cidade comemorava 10 anos. Hoje ele participou da festa dos 70 anos e não esconde a alegria de viver na cidade. “A gente deve muito para Cascavel. Aqui que eu fiz minha vida, aqui eu casei e tive meus filhos. Tive a oportunidade de sair e ir embora, mas preferi ficar em Cascavel por causa do povo que é muito amigo e acolhedor. Prefiro ficar aqui até o fim da minha vida”, diz.

A pioneira Marlene Sartori disse que que gosta do tradicional almoço para reencontrar os amigos. “É maravilhoso, é uma confraternização que a gente participa todas as vezes”, diz.

Erli Lucia Bartnik também não escondia a emoção de estar participando de mais um almoço com os pioneiros. “Muito bom, encontro com todas as pessoas, uma homenagem a Cascavel e aos pioneiros. É um momento muito feliz”, afirmou.

Sílvia Prado, coordenadora do evento, lembra que o almoço está em sua 27ª edição e explica que são considerados pioneiros pessoas que chegaram em Cascavel entre 1920 e 1960.  “É um almoço para esses pioneiros que contribuíram para a nossa cidade estar tão linda como está hoje”, afirma.

 

Concerto de Aniversário

Ainda dentro da programação dos 70 anos, na noite deste sábado (13) o Teatro Municipal Sefrin Filho foi palco de uma encantadora apresentação da Orquestra Sinfônica do Paraná. Sob a regência do maestro convidado Norton Morozowicz, o Concerto de Aniversário contou a presença do pianista polonês Wojciech Waleczek. Foi a primeira apresentação com público dos últimos 19 meses.

 

Deixe um comentário