CASCAVEL

Prefeito Paranhos convoca forças de segurança e declara guerra ao crime em Cascavel

Município ganha reforço na segurança pública com mais 67 guardas municipais nas ruas

Secom

Com os índices de criminalidade em alta em Cascavel, o prefeito Leonaldo Paranhos reforça o combate aos criminosos e declara guerra ao crime. O chefe do Executivo convocou as forças de segurança que atuam no município a trabalhar em conjunto contra àqueles que impõem medo e insegurança aos cascavelenses.

“Quero dizer aos bandidos, aos criminosos, que nós estamos declarando guerra a vocês. Essa cidade é para gente que trabalha, para pessoas de bem, aqueles que querem praticar o crime, que querem ficar provocando as pessoas do bem, o medo, vocês vão ter um enfrentamento com as nossas forças de segurança. O convite é para que vocês deixem a nossa cidade, saiam daqui, porque senão o destino de vocês será outro muito pior. Quero dizer que a cidade de Cascavel declara guerra contra esse crime que tem tirado a paz das pessoas de bem. A crise, que nós reconhecemos, não pode ser motivo de discurso para essas pessoas que vão para o crime, porque a cidade está oferecendo oportunidade, emprego e qualificação. Então, esse não é o motivo, e àqueles que estão vindo de fora, atraídos pelo nosso progresso, sejam bem-vindos para trabalhar. Agora, para praticar o crime, vocês vão enfrentar aqui uma resistência firme, coesa e muito determinada”, destaca Paranhos.

Segundo o prefeito, Cascavel é uma terra de oportunidades, a exemplo das cerca de 800 vagas sobrando na Agência do Trabalhador, ou seja, não é uma desculpa para migrar para o crime por falta de empregos.

E para combater à violência, o governo municipal vai reforçar a segurança pública com mais 67 novos guardas. Os novos servidores vão reforçar o serviço da GM no município e atuar em benefício da comunidade cascavelense. Eles serão somados à Guarda, que já conta com 84 guardas. A corporação terá mais de 150 profissionais nas ruas e prontos para agir contra os criminosos.

“A segurança pública não é uma missão do Município, mas quero dizer que nós estamos juntos”, pontua prefeito, lembrando que o setor é de responsabilidade do governo de Estado.

FORMAÇÃO DA GUARDA

Com a missão de reforçar a segurança pública de Cascavel, proteger o patrimônio e combater à criminalidade, 67 novos agentes da Guarda Municipal se formaram nesta quarta-feira (22), em cerimônia no 6º Batalhão da Polícia Militar.

Após quatro meses do curso de preparação, inclusive acompanhando a rotina de trabalhos da GM, os novos agentes estão prontos para começar na ativa de fato. Eles deverão ser empossados nos próximos dias e a partir do dia 1º de julho assumem efetivamente. “Acredito que nós desenvolveremos um trabalho bem bacana em Cascavel. Daqui uma semana praticamente, eles já estarão nas ruas, trabalhando e desempenhando seu trabalho”, comenta o secretário de Segurança Pública e Proteção à Comunidade, Pedro Fernandes.

O comandante da primeira Companhia de Polícia Militar de Cascavel, capitão Diego Astori, reforça que PM e guarda são forças que atuam em parceria, inclusive a polícia auxilia no processo de formação dos servidores municipais. “A Polícia Militar acaba repassando os valores, a cultura policial para esses novos companheiros de serviço. Agora nós temos novas pessoas para também dividirem o fardo da segurança pública. É claro que a gente pede sempre a colaboração da comunidade, principalmente aos que ajudam a polícia na resolução dos problemas, porque nós somos ‘resolvedores’ de problemas da comunidade, muitas vezes enfrentando a criminalidade. Então, quero deixar meu parabéns à Guarda Municipal de Cascavel pela aquisição desses novos guardas. Estamos na torcida para que tenham grande sucesso em sua carreira e que consigam auxiliar a comunidade cascavelense”, pontua.

O discurso é endossado pelo comandante do 6º BPM, tenente-coronel Jorge Aparecido Fritola. “A Guarda Municipal já é uma grande parceira da Polícia Militar aqui em Cascavel. Hoje é um dia de felicidade, porque nós vamos ter mais 67 novos parceiros pra ajudar a PM e os demais órgãos de segurança, a combater à criminalidade, a fazer mais prevenção e a levar mais tranquilidade pra comunidade de Cascavel”, avalia.

Os guardas atuam com serviços de patrulhamento, atendimentos da Lei Maria da Penha e outras inúmeras ações que inibem o crime em Cascavel.

Além disso, será implantada em Cascavel a Muralha Digital, um sistema de tecnologia de ponta de videomonitoramento para combater à criminalidade e integrar todas as forças de segurança, incluindo as Polícias Civil, Militar, Rodoviária e até a Transitar. A ferramenta de inteligência conta com tecnologia com capacidade de leitura de placas de veículos e até leitura facial.

(Secom)

Deixe um comentário