Prefeito Paranhos diz que escola de formação policiais é uma grande conquista para Cascavel

Paranhos esteve na manhã de hoje na escola de formação de policiais em Cascavel, que iniciou o curso da primeira turma de soldados da Polícia Militar

Vanderlei Faria/Secom

O prefeito Leonaldo Paranhos acompanhou nesta sexta-feira (5) parte das aulas do curso de formação de policiais militares iniciado na Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (Esfaep), que tem sede em Cascavel. A 3ª Esfaepe, maior escola de formação de policiais militares do Paraná, foi criada por mei do do decreto 11.868, assinado pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior no dia 1º de agosto e iniciou o primeiro curso com 206 alunos já no dia seguinte, uma das maiores turmas incorporadas de uma só vez.

Paranhos enfatizou que a escola de formação de policiais militares é uma grande conquista para Cascavel.“Estou muito feliz com essa conquista, esse é um pleito da nossa cidade, dos setores organizados, da classe política e que, graças a Deus, nós conquistamos”, afirmou.

O prefeito destacou ainda que a formação de novos policiais em Cascavel aumenta a segurança da cidade e da região, já que mesmo antes da formatura os policiais estarão atuando em estágio na cidade. No fim do ano, por exemplo, os novos policiais irão trabalhar, inclusive, na Operação Natal, que tem como foco reforçar a segurança do comércio no período de compras de fim de ano.

O capitão Roberto Tavares, comandante da Esfaep, explica que serão mais de 1.600 horas/aula teórica e prática em 11 meses de curso. A previsão é de que a formatura dos novos policias ocorra em julho de 2023.

A Esfaep atuará no planejamento operacional e execução da formação inicial, continuada de militares estaduais e, quando necessário, de profissionais de segurança pública de outras corporações, como é o caso da Guarda Municipal.

Nesta primeira semana de curso, os alunos conheceram a rotina da Polícia Militar, participaram de várias instruções e, dentro de algumas semanas, estarão atuando nas ruas, mesmo não fardados, em apoio a eventos. “Semana que vem a Polícia Militar faz aniversário – 168 anos -, inclusive eles vão participar da solenidade. Eles já são policiais militares, agora a gente só tem o trabalho de explicar para que eles realmente sejam excelentes policiais militares, que é o nosso objetivo principal”, diz Tavares.

O comandante destacou a parceria com o Município de Cascavel e o apoio recebido. “É um apoio gigantesco que a prefeitura tem dado não só pra Esfaep, mas para toda a Polícia Militar”, disse.

A escola terá uma nova sede própria que será no antigo Cisop (Consórcio Intermunicipal de Saúde do Oeste do Paraná), que fica ao lado do 6º Batalhão de Polícia Militar (BPM). Enquanto isso, as aulas estão sendo ministradas no Ceebeja.

(Secom)

Deixe um comentário