Prevenção e tratamento de lesões complexas são temas de palestra
Evento foi realizado pelo Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família e reuniu reuniu profissionais que atuam nas UPAs e na Atenção Primária
A Escola de Saúde Pública Municipal, Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família e o Grupo de Estudos Multiplicando Saberes, vinculado à Secretaria Municipal de Saúde, realizaram, nesta sexta-feira (9) no auditório da Prefeitura de Cascavel, palestra intitulada “Prevenção e tratamento de lesões complexas: abordagem multiprofissional”.
O evento foi voltado para residentes do Programa Multiprofissional em Saúde da Família, Servidores das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e Atenção Primária em Saúde (APS).
O evento faz parte do cronograma de atividades de Educação Permanente em Saúde (EPS), elaborado para contribuir com o processo de formação dos residentes em Saúde da Família e demais profissionais da Rede de Atenção à Saúde do município de Cascavel, destacando a importância dos processos de trabalho a serem desenvolvidas de forma multiprofissional e interdisciplinar.
“O tratamento de lesões ou feridas se inova a cada dia, exigindo assim dos profissionais de saúde uma capacitação técnica e científica para condução das avaliações e direcionamento de um plano assistencial conforme o quadro de saúde apresentado pelo paciente. Assim, a assistência às pessoas com feridas pode ser realizada em diferentes ambientes, e principalmente nos serviços de Atenção Primária à Saúde (APS). Para tanto é necessário que essas ações de cuidados sejam sistematizadas e com vistas à segurança do paciente. Assim, se faz necessários processos de formações para atualização e aperfeiçoamento das equipes multiprofissionais”, explicou, Gilson Fernandes da Silva, enfermeiro e gerente da Escola de Saúde Pública Municipal.
O objetivo da Escola de Saúde Pública Municipal é qualificar os residentes e profissionais para o desenvolvimento do trabalho multiprofissional que deve ser contínuo, visando à avaliação e o cuidado à saúde, através da articulação de responsabilidades e saberes dos profissionais para uma assistência integral e humanizada. “Nessa perspectiva, a relação multiprofissional e interdisciplinar deverá ser vista como uma parceira na solução das complicações da saúde, assim como essencial ponto para o sucesso do trabalho considerando o perfil de cada paciente assistido”, disse gerente.
Palestrantes:
Enfermeira Terezinha Campos, Mestre em Educação. Especialista em Saúde Pública. Enfermeira Assistencial e Responsável Técnica no Programa de Atendimento Residencial (PAR) e Preceptora do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família. (Secretaria Municipal de Saúde de Cascavel), Dra. Tatiana Martins Lazzarin. Especialista em Saúde da Família, Médica do Programa de Atendimento Residencial (PAR). (Secretaria Municipal de Saúde de Cascavel)
Foto e Texto: Secom Cascavel