Professor Santello destaca campanha Abril Verde para prevenir acidentes de trabalho
Vereadores de Cascavel usaram nas sessões desta semana um laço verde em homenagem ao Abril Verde, que anualmente é lembrado com o objetivo de promover a conscientização da prevenção de acidentes de trabalho e de doenças ocupacionais. Ações como essa estão sendo realizadas ao longo do mês em instituições públicas e privadas na cidade.
Na sessão desta terça-feira (06), um dos autores da Lei nº 6.737/2017, Professor Santello (PTB), falou na tribuna e ressaltou a importância dessa data. “Em junho de 2017, quando assumimos como suplente na Câmara de Vereadores, criamos, juntamente com mais três vereadores, o projeto de lei que instituiu no calendário oficial de eventos do município a Campanha Abril Verde. A partir desta data, todo mês de abril são feitas campanhas para sensibilizar a população quanto a importância da preservação de Acidentes de Trabalho e de Doenças Ocupacionais no nosso Município”, relembrou o vereador.
De acordo com Santello, a ideia é mostrar a importância da conscientização da população e de empresas quanto a esse problema. “Cascavel, por ser um polo gerador de empregos, deve mostrar que há políticas públicas voltadas ao combate de acidentes e doenças ocasionadas por irregularidades nas empresas, trazendo mais qualidade de vida ao trabalhador”, ressaltou ele.
E ações estão sendo feitas. Desde o início da semana a prefeitura de Cascavel, por meio da Divisão de Medicina e Segurança do Trabalho, está realizando uma série de atividades como adesivaço, em que cerca de 200 veículos que compõem parte da frota do Município estão recebendo o material com o slogan da campanha, além de trabalhos de conscientização. O Paço Municipal também recebeu iluminação especial verde para celebrar o mês da campanha. Veja essa reportagem: https://cascavel.atende.net/?noticia=34029#!/tipo/noticia/valor/34029
Para o Professor Santello, “durante todo esse mês devemos mobilizar a sociedade para alertar sobre a prevenção de acidentes de trabalho, doenças ocupacionais e demais doenças da saúde do trabalhador”. De acordo com dados levantados pelo VISAT – Vigilância em Saúde do Trabalho, órgão responsável da Prefeitura de Cascavel, em 2020 foram 1.927 notificações de acidentes de trabalho, desses, 181 graves.
Foto: Flávio Ulsenheimer
Assessoria do Vereador Professor Santello/CMC