CASCAVEL

Programa Horta e Mel: servidores do Território Cidadão fazem curso de capacitação na Agrotec

Em aulas práticas e teóricas, eles aprenderam a lidar com as abelhas sem ferrão, que terão colmeias instaladas em hortas urbanas

Servidores do Território Cidadão, do departamento da Agricultura Urbana e das entidades credenciadas para o  projeto de implantação de hortas urbanas, participaram esta semana de  um curso de meliponicultura, ou seja, criação de abelhas sem ferrão. As aulas práticas e teóricas aconteceram na Agrotec e tiveram duração de quatro dias.

Durante este período os servidores aprenderam  técnicas de captura de novas colônias através de armadilhas, manejo de colmeias e produção de derivados como geleia real e manteiga de polén.

O curso, ministrado  pelo professor e  agrônomo  Ramon Ponce Martin, faz parte  do projeto de implantação do programa Horta e Mel que será desenvolvido pelo Departamento de Agricultura Urbana, em parceria com a Fundetec. A ideia é instalar colmeias e dar assistência técnica, em escolas municipais que possuem horta, e em hortas que possibilitem a instalação.

Segundo o coordenador do programa, José Luiz Ferreira, o projeto tem uma abrangência que transcende simplesmente a produção de mel de abelhas sem ferrão , considerado um “remédio”. “Onde as colmeias são instaladas, a polinização garante a produção agrícola e o plantio de flores irá embelezar os locais e ainda o manuseio das abelhinhas serve como uma terapia emocional”, diz.

Foto e Texto: Secom Cascavel

Deixe um comentário