CASCAVEL

Projeto Coral Rouxinol conquista o 1º lugar no Prêmio Fortis Paraná

Troféu e certificado foram entregues na noite de ontem na Assembleia Legislativa do Paraná. Projeto é desenvolvido em parceria entre a Secretaria de Assistência Social e a Unimed Cascavel

Divulgação

As políticas públicas horizontais implantadas pelo Município de Cascavel têm transformado vidas e recebido reconhecimento no Paraná e no Brasil. Prova disso é mais um prêmio que Cascavel conquistou na noite de ontem (8) ao ficar em primeiro lugar na Categoria Interinstitucional do Prêmio Fortis Paraná 2021. O troféu e certificados foram entregues durante solenidade realizada na Assembleia Legislativa do Paraná, em Curitiba.

O projeto premiado foi o Coral Rouxinol, desenvolvido por meio de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Assistência Social (Seaso) e a Unimed Cascavel. Atualmente integrado por 30 crianças moradoras da região norte da cidade, o projeto é desenvolvido no Eureca I, com ensaios sempre às quartas-feiras sob a responsabilidade da maestrina Clarice Engelman  de Rossi e do tecladista Vinícius de Rossi.

A coordenadora do Eureca 1, Adriana Rossini, destaca a importância do coral na vida das crianças. “Desde que iniciou a gente percebe a transformação que ele tem feito na vida das nossas crianças porque o coral vem, ao longo desses anos, ultrapassando a atividade em si que é o cantar. A música, o momento em que essas crianças estão juntas, as oportunidades que elas têm de estar acessando esses espaços. Então o Coral Rouxinol se tornou uma grande família, onde um cuida do outro, um ajuda ao outro um pensa sempre no outro e os resultados a gente vem colhendo há bom tempo”, diz.

Desde o início, o coral já fez mais de 40 apresentações em diferentes espaços da cidade. O apoio dos familiares têm sido fundamental para o sucesso do grupo. A coordenação do Eureca realiza várias atividades que envolvem as famílias das crianças.

Adriana destaca a parceria com a Unimed Cascavel que vai muito além da questão musical. “Hoje temos dois adolescentes trabalhando como menor aprendiz na Unimed. Eram crianças, passaram pelo coral, hoje são adolescentes e estão trabalhando lá”, afirma. “Esse prêmio é de todos nós, vai para Cascavel e isso não tem preço”, completa.

O secretário Hudson Moreschi Jr disse que o reconhecimento demonstra o êxito do programa. “Isso demonstra a importância de trabalhos e projetos que buscam a prevenção com relação às crianças e adolescentes”, observa.

“Receber este reconhecimento, para a Unimed Cascavel é muito mais do que um prêmio. É a confirmação de que estamos no caminho certo. É saber que podemos possibilitar para essas crianças um futuro melhor, quem sabe uma profissão. Para as crianças, fazerem parte da história da cidade e da Unimed Cascavel é a realização e a concretização de um sonho.

Agradeço a cada integrante do Coral Rouxinol, das pessoas que auxiliam na construção deste projeto e que fizeram do Coral Rouxinol o campeão do Prêmio Fortis Paraná 2021”.

Luiz Sérgio Fettback, presidente da Unimed Cascavel, fez questão de agradecer a cada integrante do Coral Rouxinol e às pessoas que auxiliam na construção do projeto. “Receber este reconhecimento, para a Unimed Cascavel é muito mais do que um prêmio. É a confirmação de que estamos no caminho certo.

É saber que podemos possibilitar para essas crianças um futuro melhor, quem sabe uma profissão. Para as crianças, fazerem parte da história da cidade e da Unimed Cascavel é a realização e a concretização de um sonho”, afirmou.

Fortis

O prêmio é uma iniciativa da Secretaria da Justiça, Família e Trabalho por meio da Força-Tarefa Infância Segura (Fortis), criada para estabelecer a integração das políticas públicas dos sistemas de justiça, segurança pública, assistência social, educação e saúde, com ações coordenadas e efetivas para o a prevenção e combate a crimes contra a criança.

(Secom)

Deixe um comentário