DESTAQUEPARANÁ

Projeto da PUCPR em Toledo ajuda PMs da Cavalaria a conhecerem melhor os animais

Médicos veterinários da Universidade realizam seminários voluntários sobre o tema para oficiais

Uma parceria entre a Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) e a Polícia Militar do Paraná (PMPR) tem fortalecido a relação dos oficiais com os animais que integram a Cavalaria do Batalhão da PM de Cascavel, no Oeste do estado. É que professores do curso de Medicina Veterinária do campus de Toledo da instituição têm realizado, de forma voluntária, seminários de capacitação aos policiais, para que eles ampliem seus conhecimentos sobre os cavalos, com os quais convivem diariamente.

“Esse projeto com a Polícia Militar foi uma forma que a Universidade encontrou para contribuir com o trabalho dos policiais para a sociedade. Nos seminários, abordo a anatomia, principais problemas de saúde, checagem básica de saúde, princípios dos tratamentos na espécie e, claro, características de cada raça”, explica Rennê Gomiero, médico veterinário e professor da PUCPR que participa do projeto.

Esse conhecimento, diz o especialista, agrega muito para o empenho positivo da Cavalaria, vez que, conhecendo melhor o animal, o policial saberá como agir em qualquer situação. O Batalhão da PM de Cascavel conta hoje com 10 animais, que auxiliam os policiais no trabalho de patrulhamento ostensivo na cidade.

Para a comandante da Cavalaria da PM do município, sargento Alice Henning, as palestras têm sido fundamentais para ajudar os policiais a fazerem o melhor manejo dos equídeos, potencializando as qualidades dos bichos.

“A nossa preocupação com o bem-estar animal vai muito além do simples cumprimento da lei. Buscamos sempre propagar para a sociedade o cuidado que temos com os cavalos, que são nossos companheiros de trabalho. Desenvolvemos as atividades no dia a dia da corporação levando em conta a adequação da realidade do serviço policial ao bem-estar e conforto dos bichos”, afirma a sargento.

Em 2021, as palestras serão realizadas ao longo do ano, considerando a necessidade e a disponibilidade dos servidores da Polícia Militar do Paraná em Cascavel.

Foto: Assessoria PUCPR

(Assessoria PUCPR Toledo)

Deixe um comentário