Quatro dicas para montar a mesa posta perfeita

Saiba como deixar o momento das refeições ainda mais organizado e especial

Se você é do tipo de pessoa que ama compartilhar bons momentos com pessoas especiais, com certeza sabe que a hora das refeições é ideal para isso. Afinal, a comida é um símbolo de afeto, troca e construção de memórias. Mas você sabia que pode usar a decoração como aliada para  tornar o momento das refeições ainda mais especial?

Além de deixar o espaço ainda mais lindo para receber quem você ama, a mesa posta deixa o espaço mais organizado e facilita o momento de servir alimentos e retirar os utensílios que não serão mais usados. Saiba como você pode montar a sua:

1. Conheça os itens essenciais para montar mesa posta:

Produtos para montar a sua mesa posta (Reprodução MadeiraMadeira)

A montagem da sua mesa posta vai variar de acordo com a refeição que será servida. No entanto, estas são as peças que servem como a base de qualquer mesa posta:
Toalha de mesa, jogo americano ou sousplat: você pode optar pelo uso de apenas um desses itens ou combinar a toalha de mesa com um jogo americano ou sousplat para cada convidado.
Pratos: tenha sempre pratos rasos, fundos, de sopa e de sobremesa à sua disposição. Peças de cerâmica ou porcelana são mais duráveis e podem ser um excelente investimento.
Talheres: comece por um conjunto básico e, conforme a necessidade, invista em facas específicas para carnes e peixes, por exemplo.
Taças, copos e xícaras: para cada refeição existe uma bebida específica, certo? Para montar sua mesa posta segundo às regras de etiqueta, tenha sempre um conjunto de copos, taças específicas para vinho e aquele conjunto de xícaras para quem ama beber um cafezinho durante ou após qualquer refeição.
Guardanapos: para mesa posta, o ideal é sempre utilizar guardanapos de tecido. Além de não gerarem lixo, eles dão um charme extra na decoração da mesa posta.

2. Qual a ordem de montagem de uma mesa posta?

(Reprodução Shutterstock)

Para distribuir harmoniosamente todos esses itens, siga os seguintes passos:
1. Posicione a toalha, jogo americano ou sousplat.
2. Os pratos ficam sempre centralizados à cadeira e os menores ficam sobre os maiores, de acordo com a ordem dos alimentos que serão servidos. Os pratos de sobremesa são colocados após a refeição principal e, se houver a necessidade, posicione um prato de petiscos no canto superior esquerdo.
3.Garfos ficam ao lado esquerdo do prato, organizados do menor para o maior e de fora para dentro. Do lado direito, posicione a faca e a colher de sopa. A colher de sobremesa sempre é posicionada acima dos pratos.
4.Taças, copos e xícaras ficam sempre no canto superior direito, acima da faca e colher.
5. O guardanapo pode ser posicionado em cima do prato ou do lado esquerdo, ao lado dos garfos.

3. Como combinar cores e complementar a decoração da mesa posta?

(Reprodução Shutterstock)

mesa posta é mais uma maneira de reforçar oseu estilo edeixar a sala de jantar do seu jeito. Por isso, escolha as cores que mais gosta, combine estampas e texturas. Para fazer isso sem medo de errar ou enjoar, você pode escolher pratos, taças, copos e xícaras neutros e apostar em guardanapos, toalhas de mesa, jogos americanos e sousplats coloridos. É possível também ter utensílios específicos para datas comemorativas, por exemplo.
Para deixar a sua mesa ainda mais linda, aposte em flores, velas e raminhos de tempero. Em algumas datas, você pode apostar em inserir elementos e cores características, como o caso do natal, por exemplo.

4. O que muda na composição de uma refeição para outra?

(Reprodução Shutterstock)

O que define os itens que você usará na mesa posta é o tipo de refeição, quais pratos serão servidos e o nível de formalidade da ocasião. O objetivo é sempre mesclar utensílios realmente necessários a toques que fazem parte do seu estilo de decoração.

Montar uma mesa posta é fácil, né? Use e abuse da criatividade para montar a sua.

(Madeira Madeira)

Relacionadas

Leave a Comment