RedeSim consolida agilidade na abertura de empresas e Cascavel vira modelo para o Brasil

Sistema que permite a criação de uma empresa 100% online foi lançado na manhã desta sexta-feira na Acic e, segundo o vice-governador Darci Piana, servirá de modelo para outros municípios do Brasil

A  modernização da legislação, a criação de programas de incentivos e benefícios fiscais, além da implantação de ferramentas na área tecnológica são três pilares que alicerçam o processo de desburocratização iniciado em 2017 para agilizar a criação de novas empresas e facilitar a vida dos empreendedores em Cascavel.

Essas ações foram consolidadas na manhã desta sexta-feira (19) durante o lançamento da RedeSim, ferramenta que irá permitir que uma empresa seja criada de forma 100% online com poucos cliques, inclusive com as solicitações de licenças do Corpo de Bombeiros e órgãos ambientais. Na prática, é possível abrir uma empresa em cinco minutos. Cascavel aderiu ao sistema RedeSim por etapas, o que permitiu uma adesão completa e se tornou referência para outros municípios.

O prefeito Leonaldo Paranhos destacou que a consolidação do sistema é um marco para a cidade e traz dinamismo que reflete na economia e geração de renda no município. “De fato é uma ferramenta extraordinária, é uma ferramenta que dá impulso, rapidez, tira a burocracia, agiliza a vida dos empreendedores, das pessoas que querem produzir”, enfatizou.

 

Modelo

O vice-governador Darci Piana ressaltou que o sistema em Cascavel é completo. “Cascavel tem um sistema que pode servir de modelo para o Brasil inteiro”, enfatizou. “Fico feliz em saber que vocês (Cascavel) estão à frente da maioria dos municípios brasileiros”, completou.

Renato Segalla, secretário de Finanças, explica que o projeto interliga todos os atores para abertura e liberação de alvará às empresas. “Tudo de forma digital, de forma que a gente tem ganho de produtividade, de tempo, de economia em todos os sentidos. Isso é bom porque cria um ambiente favorável para que as pessoas e os empresários possam investir no nosso município trazendo desenvolvimento, emprego e renda”, observa.

O gerente de Tecnologia de Informação, José Zonfrili, fez a apresentação do sistema. “É um projeto de transformação de toda a estrutura digital do município em relação a abertura de empresa.O empreendedor, o contador passam a utilizar um meio único para solicitar seu pedido de empresa, as licenças e todos os documentos necessários para o funcionamento”, afirmou.

“A RedeSim representa uma facilidade, uma flexibilização muito grande para o empresário na hora da abertura da empresa. Na hora que ele busca o alvará, na hora que ele entra na prefeitura ele consegue, de uma forma muito mais rápida, o alvará e todas as necessidades de licenciamento para abertura da empresa”, diz Vitor Roberto Tioqueta, diretor superintendente do Sebrae no Paraná

(Secom)

Relacionadas

Leave a Comment