Revitalização no centro cria Alameda Souza Naves e transforma espaço público

Requalificação do espaço foi inaugurado na manhã desta quinta-feira pelo prefeito interino Renato Silva

Vanderlei Faria

“É gratificante contribuir e ajudar a melhorar a qualidade de vida das pessoas. É importante transformar a cidade e oferecer à população aquilo que vem ao encontro com suas necessidades”. A afirmação foi feita pelo prefeito interino, Renato Silva, durante solenidade de inauguração da Alameda Souza Naves.

A requalificação do espaço público está contemplado no Programa Território na Praça, desenvolvido pelo Território Cidadão, e envolveu as Secretarias de Meio Ambiente, Cultura e Esportes, Fundetec, Transitar, Cohavel e Secretaria de Obras.

Foram 90 dias de trabalho que transformaram as praças Souza Naves e Marcos Mion, localizadas no entroncamento das ruas Souza Naves e Minas Gerais, bem no centro da cidade.

O local ganhou novo paisagismo, ajardinamento, arborização, iluminação, equipamentos públicos, floreiras, novo calçamento em paver, muretas de contenção, grades de isolamento da praça e bares, grades de isolamento para garantir a segurança das crianças que frequentarem o local. “ É mais que uma revitalização. Fizemos uma transformação. Tiramos os equipamentos antigos da praça Marcos Mion e instalamos no lugar da ATI [Academia para Terceira Idade] um parquinho”, disse José Luiz Ferreira, coordenador do programa Território na Praça.

Na Alameda Souza Naves foi feita a delimitação da praça, com a instalação de um gradio para delimitar o comércio instalado no local, elevação da via com faixa de pedestres, estabelecidas regras sobre mesas e ombrelones. Também foi instalado um carrocel e bicicletário para a população.

Para Jane Lenzi, representante dos condomínios do entorno da Alameda, o espaço antigo não oferecia nada de atrativo para os moradores. “Hoje temos esta praça remodelada e o espaço das crianças. Valorizou os imóveis, pois temos um espaço bonito e agradável para uso das famílias. No parquinho, todos os dias temos só a tarde em média 50 crianças usando o espaço”, afirma.

Bernardo Weisheimer, comerciante, disse que o espaço de antes estava abandonado. “Esta revitalização trouxe vida nova ao lugar. Além de ter ficado muito bonito, pode ser compartilhado com as famílias. Esta obra impulsionou nossos estabelecimentos”, avalia.

Decreto

Na solenidade também foram assinados o decreto que cria a “Alameda Souza Naves” e a minuta que regulamenta a lei municipal nº 7.224, de 30 de abril de 2021, que institui por meio de cooperação técnica o “Programa Adote uma Praça”. o programa tem como finalidade a exploração e a execução de ações de obras e serviços de benfeitorias, fomento, conservação e manutenção, por parte da iniciativa privada.

“Quando inauguramos ou revitalizamos os espaços públicos queremos que a população seja parceira e desenvolva o sentimento de pertencimento. O Adote é a oportunidade que se dá aos interessados de adotar uma praça e dela cuidar. Gastamos quase R$ 3 milhões por ano com ações de vandalismo e com este engajamento da população, este pertencimento, todos se tornando responsáveis teremos

os espaços sempre cuidados e prontos para serem desfrutados pela população”, afirma o gestor Walter Parcianello.

(SECOM)

Relacionadas

Leave a Comment